Será realizada domingo no Autódromo de São José dos Pinhais a 14ª edição da tradicional corrida festiva, as 100 Milhas de Velocidade na Terra. A prova reúne carros das categorias Marcas A e B, Novatos, Hot Dodge e Stock Car em uma prova, e carros de Auto Cross e Fusca Cross em outra. Disputada em duplas, as equipes terão que completar 95 voltas no circuito, em pouco mais de duas horas.
Uma das equipes favoritas é a do piloto curitibano Christiano Bornemann, que venceu em 2009, 2008 e 2006 está prova e ficou em segundo lugar em 2005, fazendo dupla com Felipe Schultz. Em 2007, a vitória foi do pai de Christiano, José Bornemann, mostrando que a família tem tradição nesta modalidade. As 100 Milhas de São José é uma prova de longa duração, onde pilotos de várias categorias largam juntos para tentar chegar na frente, em uma corrida de resistência, com reabastecimento, troca de pneus e troca de pilotos.
Estas são as particularidades desta prova, onde carros como Omega, Opala, Gol e Dodge Dart dividem curvas lado a lado, mostrando as vezes que tamanho não é documento, pois o maior vencedor dos últimos anos é o piloto Chris Bornemann, com um Gol, atual tricampeão Paranaense, bicampeão Brasileiro e campeão da Copa Brasil. Para o piloto Chris Bornamenn (WD-40/Embretech/NSO Borrachas/BeltCar), o segredo está na estratégia de corrida neste tipo de competição.
Mais importante que ser o mais rápido, é saber a hora certa de parar para o reabastecimento. Tem que ser preciso e ter raciocínio tão rápido quanto o carro na hora de decidir. Sei que será uma corrida difícil, pois várias duplas fortes estão se formando para tentar me vencer. Mas das cinco edições que disputei venci três (2006, 2008 e 2009) e estou pronto para mais esta batalha, disse Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Maxi Cabos).
O irmão caçula dos Bornemann, o Lucas, vai participar das 100 Milhas em São José dos Pinhais, em parceria com Duda Bana, a bordo do Gol nº 42, montando uma das duplas mais rápidas desta modalidade. Temos uma estratégia boa de corrida, com três paradas para a troca de pilotos e reabastecimento, procurando sempre a melhor oportunidade, pois o tempo de parada é cronometrado. Somos dois pilotos rápidos e acredito que temos chances de surpreender nesta prova. Se tudo correr bem, estaremos no pódio no domingo e como as quebras acontecem, de repente podemos até estar no lugar mais alto, com o primeiro lugar, brincou Lucas Bornemann (TBi Industries/Bana Pneus/Engepes/Total Telas/Cefec Ferramentas/Oxi Place Academia Oxy Place/WAP/CT Noguchis).