Apontado como favorito pela mídia e pelos próprios pilotos, o alemão Michael Schumacher não decepcionou e venceu o Desafio Internacional das Estrelas, disputado ontem, no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. O heptacampeão da F-1, no entanto, não teve vida fácil, vencendo a disputa por apenas 2 pontos de vantagem sobre Luciano Burti (Brasil Telecom-C&A-LG).
Schumacher venceu com categoria a primeira bateria, com Nelsinho Piquet chegando em segundo, após travar intenso duelo com Burti, que cruzou a linha de chegada apenas 0s05 do piloto da Renault na F-1.
Na prova seguinte, a vitória ficou com Lucas di Grassi e Burti mais uma vez foi destaque, obtendo o segundo lugar. O resultado levou o brasileiro a 35 pontos na somatória das duas baterias, mas o sexto lugar de Schumacher foi o suficiente para que o alemão faturasse o Desafio por apenas 2 pontos de vantagem.
Quando estava na pista, cheguei a fazer algumas contas e vi que poderia ser o campeão, logo quando passei o Schumacher, diz Burti, em referência à ultrapassagem em cima do alemão na segunda bateria, quando o heptacampeão acabou se enroscando com um retardatário e perdeu algumas posições. Mas quando vi que ele chegou em sexto, sabia que Schumacher tinha sido campeão! O mais curioso é que ele próprio não sabia. Ele veio falar comigo e avisei que ele tinha sido o primeiro colocado, comentou Burti.
A atitude de Schumacher ao longo de todo o final de semana foi o que mais chamou a atenção de todos no Desafio das Estrelas. Além de mostrar que continua com seu espírito competitivo e estilo de pilotagem afiado mesmo após um ano de aposentadoria, Schumacher mostrou que se divertiu bastante em Florianópolis.
É muito bacana ver o Michael se divertindo assim. Ele teve uma atitude legal em vir até aqui e participar desta confraternização. Pena que perdi por pouco, mas não dá nem pra reclamar perder para o Schumacher desta forma, diz Burti, que acredita que o alemão deve ser assíduo freqüentador do evento.
Para o piloto da Cimed Racing, o segundo lugar no Desafio das Estrelas serve também para aumentar a confiança de todos na equipe para encerrar o ano com chave-de-ouro na Stock Car, que disputa sua etapa final no dia 9 de dezembro, em Interlagos. Antes disso, o piloto volta a mais uma competição de kart, a tradicional 500 Milhas de Kart da Granja Viana, na qual competirá pela equipe Petrobras.
Fiquei muito contente com o desempenho de hoje. É bom ver que estou no mesmo ritmo não só do Schumacher, mas também da geração brasileira que está na F-1, como o Felipe (Massa), o Nelsinho (Piquet), o Rubens (Barrichello) etc. Todo mundo sentou a bota o tempo inteiro, ninguém aliviava pra ninguém. Meu kart esteve competitivo o tempo todo. Consegui uma boa configuração de calibragem, que me deixava rápido, especialmente no final das provas, diz Burti, que levou um toque de Rubens Barrichello e com isso perdeu alguns segundos na bateria final. O Rubinho estava com problema de freio e com isso tivemos um toque, que me fez perder contato com o Lucas (di Grassi, vencedor da segunda bateria), explicou Burti.
Schumacher também garantiu o sexto lugar ao cruzar a linha de segundo apenas com 0s2 de vantagem sobre Felipe Giaffone, indicando que a briga com Burti realmente foi bastante apertada. Ele veio me cumprimentar depois do pódio pela nossa intensa disputa. Daí brinquei com ele: ano que vem o campeão é obrigado a vir novamente e nos dar a chance de dar o troco, diz Burti.
Resultado da primeira bateria (8 primeiros)
1º) Michael Schumacher
2º) Nelsinho Piquet
3º) Luciano Burti
4º) Rubens Barrichello
5º) Lucas Di Grassi
6º) Marcos Gomes
7º) Felipe Massa
8º) Thiago Camilo
Resultados da segunda bateria (8 primeiros)
1º) Lucas di Grassi
2º) Luciano Burti
3º) Felipe Massa
4º) Rubens Barrichello
5º) Marcos Gomes
6º) Michael Schumacher
7º) Felipe Giaffone
8º) Antonio Pizzonia
Confira os cinco primeiros na classificação geral
1º) Michael Schumacher, com 35 pontos
2º) Luciano Burti, 33
3º) Lucas di Grassi, 31
4º) Rubens Barrichello, 26
5º) Felipe Massa, 24