A 29ª Cascavel de Ouro abriu a programação oficial ontem com mais de seis horas de pista aberta para os 85 pilotos inscritos em 37 carros. Os treinos livres foram realizados com muitas variações climáticas e equilíbrio nos tempos. Os mais rápidos foram Marcel Sedano, de Santa Catarina, e Leandro Totti, do Paraná, inscritos com um VW Gol, com o tempo de volta de 1m17s731 para os 3.058 metros do Autódromo Zilmar Beux.
Não foi nada mau para quem já está há 12 anos sem correr de Marcas, né?, sorriu Totti, ao fim da programação. Tenho que tirar o chapéu para essa equipe, eu sabia que seria competitivo correndo com eles. Vamos aproveitar o conjunto de equipe, pilotos e carro para brigar pela pole e pela vitória, afirmou. Tanto o Marcel quanto eu estamos virando praticamente o mesmo tempo de volta. Isso é importantíssimo para uma corrida como essa, ele apontou.
O dia começou sob chuva e o primeiro treino foi marcado pelo trabalho de adaptação dos carros, que são novidade para muitos pilotos, e por algumas saídas de pista. Curiosamente, o melhor tempo foi da dupla Paulo Bento/Carlos SG Souza, com um Ford Fiesta, em 1m19s062. Apesar de alto para o que seria registrado no restante do dia, o tempo surpreendeu por ter sido feito nas primeiras voltas, quando a equipe realizava um checklist.
Cravei um bom tempo para as condições da pista. E o dia também foi muito bom para nós, porque fizemos bons tempos nos outros treinos apesar de alguns problemas mecânicos, contou Bento, que em 2015 conquistou o título da classe B no Campeonato Metropolitano de Marcas & Pilotos. Para Souza, o primeiro dia foi de adaptação. Estou me ajustando ao carro. Preciso pegar a manha porque faz tempo que não ando com esses carros, admitiu.
No segundo treino, os melhores foram os cascavelenses Edoli Caús Junior e Marlon Bastos, com um GM Celta, com o tempo de 1m17s979. Foi um dia legal para testar o carro em várias condições que podem se repetir no domingo, disse Caus. Para seu primo e parceiro Bastos, o melhor tempo no primeiro dia não pode causar ilusões. Nosso carro não é tão forte para pole, mas em ritmo de corrida ele vai ser bom, afirmou.
Com pista seca e temperatura mais alta, o terceiro treino teve liderança dos primos Natan e Ricardo Sperafico, com um Ford Ka, com o tempo de 1m18s125. O trabalho do dia agradou os primos, especialmente por não ter havido problemas mecânicos. O importante é que o carro é rápido e sem problema. Tanto eu quanto o Natan precisamos pegar o ritmo e mais confiança, que estamos parados há algum tempo”, avalia Ricardo.
Para Natan, é importante que a melhora ocorra já neste sábado. Vamos tentar melhorar para o classificatório, para quem pensa em vencer, largar entre os primeiros é fundamental em uma prova como essa, declarou o piloto, que neste ano disputou apenas metade da temporada do Metropolitano. Em 2014, quando disputou a Cascavel de Ouro em dupla com Guilherme Sperafico, outro primo, Natan esteve perto da vitória. Vamos tentar de novo agora.
A programação de treinos para a 29ª Cascavel de Ouro terá sequência neste sábado (24), com quatro treinos livres e o treino classificatório. A corrida de domingo terá transmissão ao vivo da CATVE para o Oeste do Paraná. Curitiba e região metropolitana, Londrina, Ponta Grossa e o litoral do estado terão a corrida disponível em sinal aberto pela E-Paraná. A transmissão atingirá as 35 milhões de antenas parabólicas da Brasilsat C3.
Tempos do primeiro dia de treinos da Cascavel de Ouro
1º) Marcel Sedano/Leandro Totti (VW Gol), 1m17s731
2º) Edoli Caús Júnior/Marlon Bastos (GM Celta), 1m17s979
3º) Natan Sperafico/Ricardo Sperafico (Ford Ka), 1m18s125
4º) Leandro Zandoná/Daniel Kaefer (Ford Fiesta), 1m18s175
5º) Cesar Bonilha/Wellington Cirino (VW Gol), 1m18s190
6º) Guilherme Sperafico/Rodrigo Sperafico (Renault Clio), 1m18s248
7º) Fernande Valandro/Guto Baldo (VW Gol), 1m18s331
8º) Marco Romanini/Beto Monteiro (Renault Clio), 1m18s371
9º) Gabriel Correa/Edson do Valle (Ford Ka), 1m18s620
10º) Paulo Bento/Carlos SG Souza (Ford Fiesta), 1m18s679
11º) Thiago Klein/Marcelo di Tripa (VW Gol), 1m18s693
12º) Odair dos Santos/Leandro Reis (Ford Fiesta),1m18s787
13º) Anderson Portes/Rafael Paiva/Juliano Bastos (Ford Ka), 1m18s794
14º) Caíto Carvalho/André Bragantini/Galid Osman (GM Celta), 1m18s834
15º) Ingmar Biberg/Eduardo Diesel/Thiago Camilo (Renault Clio), 1m18s871
16º) Emílio Weiss/Alex Fabiano (VW Gol), 1m18s924
17º) Wanderley Faust/Aloysio Ludwig Neto (Ford Ka), 1m19s018
18º) Marcelo Beux/João Paulo Gelain (VW Gol), 1m19s123
19º) Lúcio Seidel/Davi dal Pizzol (GM Classic/), 1m19s153
20º) Leônidas Fagundes/Vinicius Fagundes/Guilherme Sírtoli (Fiat Palio), 1m19s177
21º) Luiz Fernando Pielak/David Muffato (Ford Fiesta), 1m19s193
22º) Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda/Fausto de Luca (VW Gol), 1m19s231
23º) Michel Giusti/Jorge Martelli/Marcelo Cancelli (VW Gol), 1mi9s235
24º) Sandro Moura/Júnior Maggi/Mauro Smozinski (VW Gol), 1m19s348
25º) Diogo Pachenki/Edson Bueno (Ford Ka), 1m19s679
26º) Wanderson Freitas/Leandro Freitas/Fabiano Cardoso (GM Celta), 1m19s783
27º) Renato Braga/Celio Vinicius (GM Celta), 1m19s829
28º) Rogério Castro/André Marques (Ford Ka), 1m19s988
29º) Ricardo Lima/Edgard Amaral/Beto Vanzin (Ford Fiesta), 1m20s212
30º) Cleyton Cezarotto/Marcelo Campagnolo (Ford Fiesta), 1m20s262
31º) Lorenzo Massaro/Cleves Formentão (VW Gol), 1m20s319
32º) Edson Massaro/César Chimin (VW Gol), 1m20s608
33º) Paulo Salustiano/Dani Navarro (GM Corsa), 1m20s772
34º) Luís Filgueiras/Thiago Oliveira (VW Gol), 1m21s054
35º) Gelmar Chmiel Júnior/Gilliard Chmiel (VW Gol), 1m21s387
36º) Marcos Ramos/Marcelo Karam/Tillo Trombini (Peugeot 207), 1m21s993
37º) Higor Hoffmann/Rodrigo Elger/Marcelo Monte (GM Corsa), 1m23s842
Média do 1º: 141,626 km/h