esportes@cascavelnews.com.br

Faltando 22 dias para a estréia da Seleção Brasileira de Handebol Feminino nos Jogos Desportivos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o técnico Juan Oliver convocou as quinze jogadoras para a competição. O Brasil inicia a luta pelo tricampeonato e a vaga para as Olimpíadas de Pequim na sexta-feira, 13 de julho, às 10h00, contra o México. A média de idade é 27,3 anos e a equipe é uma mescla de experiência e juventude.
O treinador comentou sua escolha. “Durante toda a preparação, trabalhamos com um grupo de 25 jogadoras e destas saíram as 15 que disputarão o Pan. Analisamos todas e escolhemos as duas melhores de cada posição. A única exceção são as pivôs, já que levaremos três, pois são especialistas defensivas e assim poderemos atuar tanto na defesa 6×0 e 5×1, como nas defesas abertas”, explicou.
Após a conquista do hexacampeonato Pan-Americano de Seleções, na República Dominicana, as meninas voltam a se reunir no próximo dia 26, para a última etapa de treinamentos e amistosos contra República Tcheca e Ucrânia. Os desafios serão realizados em Caxias do Sul (RS) e Minas Gerais respectivamente. “Após vinte dias de férias necessários, vamos nos reunir novamente e teremos muito trabalho nessa reta final. Vamos iniciar com um trabalho voltado à parte física e logo daremos ênfase à parte técnica e tática individual”, disse Juan, que também aproveitará os amistosos para dar ritmo de jogo. “Nos amistosos, vamos trabalhar a parte tática coletiva e os sistemas de jogo, além de aproveitar esses desafios para dar ritmo de competição às jogadoras”, finalizou.
Uma das mais experientes, a capitã Lucila, esteve presente na conquista das duas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e literalmente busca o tri-campeonato. “Estou muito feliz com essa convocação, principalmente pela oportunidade de encerrar a minha carreira na Seleção Brasileira com chave de ouro. Meu objetivo é conquistar o título do Pan e a vaga para as Olimpíadas para que eu possa encerrar o meu ciclo na Seleção da melhor maneira possível”, disse a armadora de 31 anos. “Espero ajudar a equipe com a minha experiência e passar para as mais jovens a importância desse campeonato. No Pan tudo é maravilhoso, ainda mais aqui no Brasil, mas temos que manter o foco em todos os momentos para sermos campeãs”, disse.
A caçula da lista, Eduarda Amorim, de 21 anos, ficou surpresa com a convocação e disputará pela primeira vez os Jogos Pan-americanos. “Quando recebi a notícia pulei de alegria. Realmente foi uma surpresa, já que sou nova e estou apenas há um ano na Seleção Adulta. Estou muito feliz e orgulhosa de poder representar o meu país nessa competição tão importante. Espero que a Seleção consiga jogar bem e apresentar um belo espetáculo ao povo brasileiro que, com certeza, estará passando uma energia muito positiva para nós” – disse a atleta que, apesar da pouca idade, atua no Gjorce Petrov Kometal, da Macedônia.

AS CONVOCADAS – Confira as jogadoras convocadas para o Pan:
GOLEIRAS – Chana Franciela Masson (Handball Club Randers – Dinamarca) e Darly Zoqbi de Paula (HAC – Handball – França). PONTAS – Alexandra Priscila Nascimento (Hippo Handball klub – Áustria), Viviane Rodrigues Jacques (Orsan Elda Prestígio – Espanha), Aline Waleska Lopes Rosas, a Pará (Jundiaí Handebol Clube) e Idalina Borges Mesquita (HCL – Handball Club Leipzig – Alemanha). ARMADORAS – Aline Silva dos Santos (HAC- Handball – França), Millene Bruna Figueiredo (Cleba – Clube Leon Balonmano – Espanha), Lucila Vianna da Silva (Jundiaí), Fabiana Kuestner (AD Blumaneu – SC), Eduarda Amorim (Gjorce Petrov Kometal – Macedônia) e Deonise Fachinello (Itxako – Navarra). PIVÔS – Daniela de Oliveira Piedade (Hippo Handballklub – Áustria), Juceli Aparecida Sales da Rosa (Metodista/Besni/São Bernardo) e Fabiana Carvalho Diniz (Leon Balonmano – Espanha). COMISSÃO TÉCNICA – Newton Trindade (supervisor), Marisa Cecília Loffredo e Rita de Cássia Orsi (auxiliares técnicas) e Jacobo Vazques (médico).

Tabela da primeira fase do Pan
Sexta-feira (13/07)
08h00 – República Dominicana x Paraguai
10h00 – Brasil x México
12h00 – Cuba x Canadá
14h00 – Argentina x Porto Rico
Domingo (15/07)
13h00 – Brasil x Canadá
15h00 – Argentina x Paraguai
19h00 – República Dominicana x Porto Rico
21h00 – Cuba x México
Terça-feira (17/07)
14h00 – Canadá x México
16h00 – Brasil x Cuba
20h00 – Paraguai x Porto Rico
22h00 – Argentina x República Dominicana