esportes@cascavelnews.com.br

A Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade literalmente fez a sua estréia em Jogos Desportivos Pan-Americanos. Os pioneiros foram os patinadores Rafael Romano, Douglas Conceição, Eliete Reis e Thalita Arroyo, que representaram o Brasil neste primeiro dia de competição no Complexo Cidade dos Esportes, no Velódromo da Barra, no Rio de Janeiro.
Hoje pela manhã foram realizadas as provas masculina e feminina dos 300m contra-relógio e 20.000m eliminação. Os velocistas Rafael Romano, Eliete Reis e o fundista Douglas Conceição terminaram suas respectivas provas na oitava colocação. A fundista Thalita Arroyo ficou em nono lugar.
O técnico Ramiro Riveros gostou do desempenho dos brasileiros no início da competição. “Estou contente com o desempenho dos atletas nesse início de competição. Os resultados estão dentro das expectativas, e acredito que ainda podemos melhorar muito. Nas primeiras provas, os patinadores foram bem, mas cometeram alguns erros nas curvas e precisamos corrigir essas falhas para melhorar os resultados nas próximas provas”, disse.
Apesar do resultado, o jovem Douglas, que participa da sua primeira competição internacional, fez uma bela prova e esteve junto do pelotão de elite o tempo inteiro. “Faltou um pouco mais de atenção e experiência nessa prova. Estar competindo entre os melhores do mundo de igual para igual é uma grande satisfação e motivação. Foi um bom início, mas tenho certeza que posso melhorar nas próximas provas”, disse.
Ainda nesta terça-feira será disputada a prova dos 1000 metros e os patinadores Rafael Romano e Eliete Reis voltarão à pista. “Estréia sempre tem muita ansiedade, mas estou muito orgulhosa em estar aqui representando o meu país nessa competição tão importante. Agradeço todo o apoio da torcida que me motivou o tempo inteiro e espero corrigir alguns erros e melhorar os resultados na prova desta tarde”, finalizou Eliete.
No Pan do Rio, a patinação de velocidade será disputada em duas categorias: velocidade (300m contra-relógio, 500m e 1000m sprint) e fundo (10.000m pontos, 15.000m combinados e 20.000m eliminação). Os medalhistas sairão da soma de resultados das três provas de cada categoria.