esportes@cascavelnews.com.br

A Paraná Esporte realiza amanhã e sexta-feira, no Canal da Música, em Curitiba, o Seminário Estadual de Esportes, com a participação de aproximadamente 200 municípios. “O primeiro passo para o sucesso desse encontro já foi dado, pois os assuntos em pauta foram minuciosamente debatidos pelas nossas equipes de trabalho”, conta o diretor-presidente da autarquia, Ricardo Gomyde.
Nos preparativos para o seminário, funcionários da sede da Paraná Esporte, das diretorias de Esporte e Lazer, e dos 14 centros regionais de Esporte e Lazer (Crel’s), estiveram reunidos por três dias, em Curitiba. “Não elaboramos apenas propostas, mas também fomos orientados para o melhor encaminhamento dos processos seguindo a estrutura de funcionamento da autarquia”, explica a assessora de Gabinete, Zuleica Koritiak.
Como propostas para aprovação no seminário, o diretor de Esporte, Detlev Surkamp, selecionou cinco principais: 1) alteração no sistema de disputa do vôlei de praia; 2) aumento do grau de dificuldade nas provas de ciclismo; 3) mudança na classificação a partir do 5º colocado nos esportes coletivos, fazendo com que prevaleça o confronto em quadra; 4) validade mínima de dois anos para cada alteração no regulamento; e 5) diminuir o número de finalistas a partir de 2009.
Segundo Detlev, mudanças nos regulamentos das competições oficiais do Paraná (Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários) são solicitadas todos os anos pelos participantes, como forma de aprimoramento das disputas ou para atração de participantes. “O que precisamos evitar é mudar uma coisa num ano e voltar ao que era no ano seguinte. É preciso um tempo para adaptação”, propõe, ao defender a validade mínima de dois anos para qualquer alteração.
Com a discussão e aprovação das propostas, os representantes dos municípios assistirão a palestras sobre temas esportivos, como a Lei Nacional de Incentivo Fiscal, com Paulo Marcos Schimidt, procurador geral do Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Como autoridades vão participar representante do Ministério do Esporte, o secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, e dirigentes da Paraná Esporte, como o seu presidente, Ricardo Gomyde, o diretor de Esporte, Detlev Surkamp, e o diretor de Lazer, Cláudio Ribeiro.
Nos dois dias, a abertura dos trabalhos serão às 8h30, e serão retomados às 14 horas.