esportes@cascavelnews.com.br

Se a Cascavel de Ouro é a prova mais tradicional do automobilismo paranaense, nada como ter o sobrenome mais famoso da velocidade dominando o grid. A 29ª edição da Cascavel de Ouro terá um quarteto Sperafico na primeira fila, mantendo a tradição da família que marcou um encontro de gerações para este fim de semana no autódromo cascavelense. Guilherme Sperafico e Rodrigo Sperafico largam na pole, e ao lado deles estarão Natan Sperafico e Ricardo Sperafico. A largada da prova acontece às 14 horas deste domingo, no Autódromo Zilmar Beux.
A volta mais rápida, em 1m18s191 foi obtida pelo mais novo do quarteto, Guilherme Sperafico, com o Renault Clio nº 21. “Estar em família aqui na Cascavel de Ouro é um prazer. Andamos sempre entre os primeiros e consegui achar uma volta muito boa. Mas o importante é amanhã, porque está todo mundo muito rápido”, analisou.
Rodrigo Sperafico atribuiu o resultado ao trabalho ao longo do dia. “Foi muito suado, apenas dois décimos de segundo até o oitavo colocado. E acredito que na corrida ninguém vai poupar. Temos que fazer tudo certo na pista e nos boxes para buscar a vitória”, avaliou o mais experiente da dupla.
Na segunda posição, Ricardo e Natan Sperafico também celebraram os resultados até agora. “Tem sido um fim de semana prazeroso. O próprio evento tem uma magia que faz com que as coisas acontecem melhor, e estar em família aqui tem sido ótimo. Largar na frente é o melhor possível. Vamos curtir bastante”, afirmou. Natan também considera o resultado melhor do que esperado com os dois carros da família na frente. “Demos um passo importante para buscar a vitória que escapou no ano passado e ainda está engasgado”, garantiu.
A conquista dos garotos levou às lágrimas um dos veteranos da família presente ao autódromo, Dilso Sperafico, vencedor da Cascavel de Ouro em 1986, com um Hot-Fusca. “Show de bola. É apenas o começo. Temos mais quatro horas de corrida para confirmar. Estou muito contente pelo resultado dos meninos”, festejou.
Também com sorriso largo estava Eduardo Ferrari, da Sergio Ferrari Racing Team. Dos cinco carros da equipe, três foram para o Top 10. “Trabalhamos para isso, mas é algo inesperado fechar a primeira fila. Tivemos a felicidade de tudo dar certo, e os garotos tiraram coelho da cartola”, festeja.
TREINOS – Desde o início, os treinos para a 29ª Cascavel de Ouro foram marcados pelo equilíbrio, tanto que em oito treinos foram seis líderes. A definição do treino de classificação teve 13 carros dentro da diferença de um segundo e, apenas, dois décimos entre os oito primeiros do Top 10, que chegou a ter quatro líderes durante os dez minutos de treino.
“Os pilotos estão dando show. Estamos honrando a tradição da Cascavel de Ouro e do nosso automobilismo. acredito que o resultado dos treinos deixou todo mundo feliz e, qualquer que seja o resultado da prova, o sucesso já está garantido”, comemora o presidente do Automóvel Clube de Cascal, Juraci Massoni.
A programação da 29ª Cascavel de Ouro prossegue neste domingo, com a realização do warmup a partir das 9h30. O público poderá acompanhar o show de motos de Jorge Negretti, a partir das 11 horas e um desfile de carros antigos. A corrida terá duração de quatro horas. A largada será dada às 14h e a CATVE confirma a transmissão do evento ao vivo para o Oeste do Paraná. Curitiba e região metropolitana, Londrina, Ponta Grossa e o litoral do estado terão a corrida disponível em sinal aberto pela E-Paraná. A transmissão atingirá as 35 milhões de antenas parabólicas da Brasilsat C3.

Grid de larga da 29ª Cascavel De Ouro
Top 10
1º) Guilherme Sperafico/Rodrigo Sperafico (Renault Clio), 1m18s191
2º) Natan Sperafico/Ricardo Sperafico (Ford Ka), 1m18s284
3º) Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda/Fausto de Luca (VW Gol), 1m18s327
4º) Caíto Carvalho/André Bragantini/Galid Osman (GM Celta), 1m18s335
5º) Leandro Zandoná/Daniel Kaefer (Ford Fiesta), 1m18s381
6º) Paulo Bento/Carlos SG Souza (Ford Fiesta), 1m18s442
7º) Marcel Sedano/Leandro Totti (VW Gol), 1m18s450
8º) Emílio Weiss/Alex Fabiano (VW Gol), 1m18s460
9º) Edoli Caús Júnior/Marlon Bastos (GM Celta), 1m18s719
10º) Wanderley Faust/Aloysio Ludwig Neto (Ford Ka), sem tempo
TREINO CLASSIFICATÓRIO
11º) Marco Romanini/Beto Monteiro (Renault Clio), 1m18s930
12º) Thiago Klein/Marcelo di Tripa (VW Gol), 1m19s099
13º) Ingmar Biberg/Eduardo Diesel/Thiago Camilo (Renault Clio), 1m19s159
14º) Marcelo Beux/João Paulo Gelain (VW), 1m19s215
15º) Anderson Portes/Rafael Paiva/Juliano Bastos (Ford Ka), 1m19s250
16º) Odair dos Santos/Leandro Reis (Ford Fiesta), 1m19s253
17º) César Bonilha/Wellington Cirino (VW Gol), 1m19s303
18º) Gabriel Correa/Edson do Valle (Ford Ka), 1m19s357
19º) Fernande Valandro/Guto Baldo (VW Gol), 1m19s449
20º) Lúcio Seidel/Davi dal Pizzol (GM Classic), 1m19s474
21º) Leônidas Fagundes/Vinicius Fagundes/Guilherme Sírtoli (Fiat Palio), 1m19s697
22º) Michel Giusti/Jorge Martelli/Marcelo Cancelli (VW Gol), 1m19s707
23º) Rogério Castro/André Marques (Ford Ka), 1m19s739
24º) Gelmar Chmiel Júnior/Gilliard Chmiel (VW Gol), 1m19s765
25º) Luiz Fernando Pielak/David Muffato (Ford Fiesta), 1m19s923
26º) Paulo Salustiano/Dani Navarro (GM Corsa), 1m20s038
27º) Diogo Pachenki/Edson Bueno (Ford Ka), 1m20s146
28º) Cleyton Cezarotto/Marcelo Campagnolo (Ford Fiesta), 1m20s316
29º) Ricardo Lima/Edgard Amaral/Beto Vanzin (Ford Fiesta), 1m20s415
30º) Lorenzo Massaro/Cleves Formentão (VW Gol), 1m20s428
31º) Edson Massaro/César Chimin (VW Gol), 1m20s497
32º) Wanderson Freitas/Leandro Freitas/Fabiano Cardoso (GM Celta), 1m20s634
33º) Luís Filgueiras/Thiago Oliveira (VW Gol), 1m20s968
34º) Renato Braga/Celio Vinicius (GM Celta), 1m22s094
35º) Sandro Moura/Júnior Maggi/Mauro Smozinski (VW Gol), 1m22s216
36º) Higor Hoffmann/Rodrigo Elger/Marcelo Monte (GM Corsa), 1m22s633
37º) Marcos Ramos/Marcelo Karam/Tillo Trombini (Peugeot 207), 1m23s238
38º) Eduardo Zambiazi/Junior Francez (VW Gol/Ribecar), 1m23s430