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O superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar, observe os níveis de água e óleo. Para uma checagem perfeita, mantenha o carro em um terreno plano e com o motor frio.
O nível do óleo deve estar rigorosamente entre os limites máximo e mínimo da vareta de medição (em geral, são dois pequenos traços no final da vareta).
O Manual do Proprietário traz a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a substituição completa. Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de uso diferente.
Com o passar do tempo, o óleo perde parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas.
Cuidado extra deve ser tomado com o filtro. Se estiver muito contaminado, vai “sujar” o novo óleo que passa a circular no motor.
A água é outro item vital para o motor. Também exerce papel fundamental na refrigeração. Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante. No mercado, além do aditivo ACDelco, há outras marcas de aditivos para radiadores que evitam não apenas a corrosão e o superaquecimento, mas até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).