O tradicional circuito de Tarumã, em Viamão (RS), recebe a Fórmula Truck pela 12ª vez no final de semana dos dias 6,7 e 8 de abril de 2007. Após sete anos consecutivos sendo a penúltima etapa da temporada, em 2007, a prova de Tarumã passou a ser a segunda do ano, praticamente abrindo a também 12ª temporada da F-Truck que só teve a prova de abertura no me passado em Cascavel (PR).
O assunto em pauta para a prova de Tarumã, como acontece todos os anos, continua sendo em função de seu traçado, considerado o mais seletivo da temporada, onde alguns pilotos mais técnicos e audaciosos se saem melhor nas curvas 1 e no conjunto de curvas 8 e 9. A pergunta sempre á a mesma quando os pilotos entram na pista para o primeiro treino de sexta-feira. Quem são os pilotos dessa temporada que estarão com o conjunto, técnica, audácia e bom equipamento para se sobressaírem na prova do domingo?
A pista de Tarumã é muito parecida com a de Cascavel e ali vale muito quem tem mais coragem, lembra Beto Monteiro (Ford) segundo colocado na prova de abertura da temporada em Cascavel. Sua equipe, a DF Motorsport continuará usando os caminhões Ford com motores mecânicos. Começamos o ano com um segundo lugar e não queremos perder os pontos da primeira prova. Acho que podemos ir bem em tarumã, o Fogaça (Djalma, seu companheiro de equipe) venceu no ano passado, lembra Monteiro. Para estrear o novo motor com injeção eletrônica a equipe vai esperar a decisão dos pilotos se existe a possibilidade de perder os pontos pela troca do conjunto propulsor.
Os pilotos bicampeões da F-Truck, o gaúcho Jorge Fleck, que não corre mais na categoria e o paulista Renato Martins, campeão do ano passado, já venceram duas vezes em Tarumã e sempre afirmaram essa característica de Tarumã ter um desenho bastante seletivo. Tarumã separa os homens dos meninos brinca Renato Martins (Volkswagen). É uma constante tensão porque você sabe que errar em qualquer ponto é porrada na certa. Você faz o Tala (curva Tala Larga) com o pé embaixo e entra na curva 8 já esperando que o caminhão vai sair de frente ou traseira. Você segura e entra bem na 9 para chegar na 1 para mais um outro desafio, conta com detalhes Renato Martins, a receita para não perder tempo nas curvas cruciais do circuito gaúcho. Renato Martins, além do último título em 2006, faz parte da história da F-Truck como o primeiro campeão da categoria, em 1996.
Mas o maior vencedor de Tarumã ainda é o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) da equipe ABF/Mercedes-Benz. Foram três vitórias (2001, 2002 e 2003) além de quatro pole positions (2001, 2003, 2004 e 2006) e sem contar outras várias vezes que chegou disputando a liderança até o final da prova. Além de ser minha pista preferida, digo sempre que Tarumã exige a união que todo piloto procura, técnica, coragem e o equipamento muito bem preparado, lembra o único tricampeão da categoria brasileira de caminhões. Cirino concorda com Martins que os pontos relevantes da pista são realmente as curvas 1, 8 e 9. A curva 1, que você está a 160 km/h na metade do traçado, exige muito respeito. Não é nem questão de coragem, é respeito mesmo, lembra bem Cirino. Também para ele, o outro ponto da pista que interfere direto no bom resultado na prova é a conjunção das curvas 8 e 9. Você já sai da 8 acelerando, freando e derrapando para pegar a 9 bem colocado e se segurar com velocidade na subida da reta dos boxes.
Com essa expectativa, Tarumã poderá ver uma prova muito disputada e com muitos pilotos com grande experiência no traçado de Viamão, com muita vontade de tirar a liderança do campeonato do piloto do Distrito Federal, Geraldo Piquet, companheiro de equipe de Wellington Cirino e que também corre de Mercedes-Benz. O filho mais velho de Nelson Piquet venceu a prova de Cascavel no mês passado.
Classificação do campeonato após a primeira etapa
1º) Geraldo Piquet (DF), com 28 pontos
2º) Beto Monteiro (PE), 20
3º) Wellington Cirino (PR), 13
4º) Renato Martins (SP), 12
Roberval Andrade (SP), 12
6º) Vignaldo Fizio (SP), 8
7º) Felipe Giaffone (SP), 4
8º) Débora Rodrigues (SP), 3
9º) Djalma Fogaça (SP), 2
10º) José Cangueiro (SP), 1
João Maistro (PR), com 1 ponto
Classificação do Campeonato de Marcas
1º) Mercedes-Benz, com 48 pontos
2º) Ford, 22
3º) Volkswagen, 19
4º) Scania, 16
5º) Volvo, 1
6º) Iveco, sem pontos.