Várias equipes de todo o Brasil disputam amanhã e sábado a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2009. A prova será disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), organizada pelo Automóvel Clube de Tarumã, com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).
A programação do evento começa amanhã, com a realização dos treinos livres na parte da manhã, treinos oficiais das 13 às 14h30 e treinos classificatórios das 15h10 às 17 horas. A largada está prevista para às 13 horas, do sábado, com chegada às 16 horas e pódio as 16h10. Os carros vão disputar espaço e brigar pelas melhores posições em seis categorias: Força Livre, para carros de qualquer marca ou procedência com paralamas; Protótipos Nacionais, para carros com até 2070cc e peso mínimo de 620 kg; Força Livre Turismo 2001, para carros acima de 2001cc e peso mínimo de 1000 kg; Força Livre Turismo 2000, para carros até 2000cc e peso mínimo de 750 kg.
CATEGORIA III – A dupla curitibana Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus) vai para Tarumã querendo voltar a vencer na Categoria III do Brasileiro de Endurance 2009. Jair e Duda correm com o Protótipo Predador, equipado com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport. Não tivemos sorte na etapa de Curitiba, quebramos há três voltas do fim. Mas neste sábado, queremos voltar a brigar pela vitória pois sabemos que nosso carro tem potencial para isso, declarou Jair Bana (Master Power).
Outra dupla curitibana forte é Rodrigo Gonçalves/Fabrício Colla (Academia Gustavo Borges/Total Lubrificantes/Effa Motors/Rodas TSW/Star Tintas), que vai para a última corrida com o seu protótipo Spyder, equipado com motor AP-2.0, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood, em busca da primeira vitória na temporada 2009. Essa será a última corrida desse carro, pois já estamos preparando outro, que estréia na próxima etapa, disse Rodrigo Gonçalves. Como quebramos na etapa passada, precisamos fazer uma corrida para chegar entre os três primeiros em nossa categoria. Faltam apenas duas etapas e temos condições de brigar pelo título, concluiu Fabrício Colla.