esportes@cascavelnews.com.br

Principal competição de handebol da região, a Copa Oeste masculina e feminina, terá novidades em 2009. As mudanças no regulamento foram aprovadas hoje, durante reunião no Yara Country Club, em Toledo, com a presença dos técnicos das cidades participantes. As datas das quatro etapas também foram definidas.
A principal alteração é no sistema de disputas. A partir de agora, cada etapa vai apontar um campeão geral no masculino e feminino, ao contrário dos anos anteriores, quando três etapas eram classificatórias. Esse detalhe, segundo o técnico Mauro Ansolin, vai promover maior divulgação junto à mídia regional e estimular os atletas.
Outro detalhe é quanto à importação de atletas. Foi liberada a participação livre nas três primeiras etapas e limitada em dois atletas na fase final quando serão conhecidos os campeões da temporada.
Na questão de participação, Matelândia volta disputar a Copa Oeste depois de três anos, apenas com equipe feminina. Entre Rios do Oeste, que disputava apenas com feminino, agora também terá equipe masculina. Missal, que participava apenas do masculino oficializou a desistência do certame.
As cidades confirmadas em 2009 são: Assis Chateaubriand (m/f), Corbélia (m/f), Cascavel (m/f), Entre Rios do Oeste (m/f), Francisco Alves (m/f), Goioerê (M), Foz do Iguaçu (m/f), Marechal Cândido Rondon (m/f), Medianeira (m/f), Matelândia (F), Santa Helena (m/f), Maripá (F) São Miguel do Iguaçu (m/f), Toledo (m/f).
ASSIS CHATEAUBRIAND – Disputando a preferência com Francisco Alves, a cidade de Assis Chateaubriand teve a maioria dos votos dos técnicos para abrir a Copa Oeste 2009 no dias 28 e 29 de março ou 4 e 5 e abril. De acordo com o diretor de esportes Dito Silva, a sediação faz parte do processo de retomada do esporte no município. “Queremos preparar uma boa festa para receber os visitantes”, disse.
A cidade de Corbélia também volta sediar etapas, a segunda da temporada, nos dias 20 e 21 de abril como primeira data, podendo ser antecipada para 18 e 19. Entre Rios do Oeste, que este ano vai participar com duas equipes, vai sediar pela primeira vez a competição nos dias 25 e 26 de julho. A etapa final, depois de três anos consecutivos, São Miguel do Iguaçu não vai sediar. A cidade perdeu a preferência dos técnicos concorrendo com Cascavel.

Datas
1ª etapa
28 e 29/03 ou 4 e 5/04 – ASSIS CHATEAUBRIAND
2ª etapa
20 e 21 (ou 18/19) de abril – CORBÉLIA
3ª etapa
25 e 26 de julho – ENTRE RIOS DO OESTE OU SANTA HELENA
4ª etapa – final
14 a 16 de agosto – CASCAVEL