O Campeonato Regional de Marcas & Pilotos dará início domingo à movimentação em pista da temporada de 2007. Pilotos e equipes terão no Autódromo Internacional de Cascavel a primeira das sessões de testes coletivos que a Project Race, empresa promotora da categoria, agendou para o período que antecede a disputa pelo título. A primeira das seis etapas do calendário tem suas duas baterias confirmadas para 25 de março.
A realização de treinos coletivos está entre as novidades anunciadas pela Project Race para 2007. A partir do início do campeonato, os treinos particulares só serão permitidos no fim de semana anterior a cada etapa. Mas, até lá, estamos contatando todas as equipes para viabilizar o caráter coletivo dos treinos, explica Wister Moreno, diretor da empresa promotora. O resultado prático desse esforço é a redução dos custos para pilotos e equipes, explica.
Durante os testes coletivos no autódromo cascavelense, as equipes porão à prova as mudanças promovidas no regulamento técnico do Regional de Marcas. Foram poucas alterações para os carros que já faziam parte da categoria. Nossa grande novidade, mesmo, é a admissão dos carros com motores de 16 válvulas, explana Moreno. Esses modelos terão uma temporada de desenvolvimento, para adaptação ao regulamento, e podem surpreender, acredita.
Até agora, dois pilotos, ambos de Cascavel, confirmaram participação no grupo A do Regional de 2007 com modelos 16 válvulas. Ingmar Guinho Biberg volta a competir depois de três temporadas de ausência. Vai pilotar o Renault Clio número 89, preparado pela Sorbara Motorsport. Thiago Klein, que de 2002 a 2006 atuou no grupo N, fará sua estréia na subdivisão mais veloz do campeonato com o Peugeot 206 da Oeste Competições, que levará o número 96.
DANÇA DAS CADEIRAS – O público do Regional de Marcas também poderá acompanhar durante os testes coletivos as mudanças da chamada dança das cadeiras, termo que define os pilotos que mudaram de equipe. O próprio Klein, que até o ano passado corria no grupo N pela Ribecar, passa a ter seu carro do grupo A preparado pela Oeste Competições, comandada por Cláudio Deitos. A equipe foi vice-campeã do grupo N em 2006 com o toledano Miguel Laste.
Outro que passa a defender nova equipe é Luiz Pielak, também do grupo A. Ele competia pela Seidel Preparações e passa a ter o Gol número 10 preparado pela toledana Sérgio Ferrari Racing Team. Guilherme Sirtoli e Marco Romanini, os pilotos mais jovens do grid, trocam a 2S Racing pela Stumpf Preparações, dos irmãos Jorge Júnior e Muriel Stumpf, com o Gol número 88. Serão companheiros de equipe dos irmãos Adriano e Daniel Reisdorfer, atuais campeões.
Os treinos deste domingo no autódromo de Cascavel terão início às 9h e vão durar o dia todo. A segunda sessão de testes coletivos está agendada para o domingo seguinte, dia 28. Após isso, o autódromo estará à disposição da Fórmula Truck, que fará a preparação para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, marcada para 11 de março. O último teste coletivo preparatório do Regional está marcado para 18 de março, uma semana antes da primeira corrida.