esportes@cascavelnews.com.br

CARUARU (PE) – Único tetracampeão da Fórmula Truck, o paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, disputa a terceira etapa da temporada pensando no campeonato. A prova será disputada domingo (dia 17/5), no Autódromo de Caruaru (PE), com largada prevista para às 13 horas.
Segundo Cirino, seu objetivo primordial da prova pernambucana será conquistar um dos cinco lugares do pódio. “Queremos marcar o maior número de pontos possíveis na Capital do Forró para subir na classificação do campeonato. Matematicamente temos chances de assumir a liderança, mas para isso será preciso que Felipe Giaffone e Geraldo Piquet não estejam entre os quatro primeiros colocados na bandeira amarela programada e na bandeirada final. Estamos em quarto e subindo para terceiro ou a vice-líder já será um grande resultado em Caruaru”, argumenta Cirino.
Terceiro colocado no ano passado, Cirino diz que a pista de Caruaru exige muito do piloto e do equipamento. Mas a Mercedes-Benz sempre teve bons resultados na pista do agreste pernambucano. “Sempre estivemos no pódio e estamos em busca da primeira vitória. A expectativa será de uma corrida com disputas acirradas e as dificuldades com acertos dos caminhões tendem a crescer com a possibilidade de chuva durante a corrida. Corremos o risco de fazer um bom acerto para os treinos, que devem ser com pista seca e no domingo mudar tudo com a chuva. Se ela cair durante a corrida, a lambança será maior ainda”, afirma Cirino.
Cirino terá como principal novidade uma nova embreagem no seu Mercedes-Benz Axor 2044. Ela dará maior agilidade nas trocas de marchas. “As trocas de marchas serão mais rápidas e diminuiremos a perda de potência no turbo cada vez que mudamos de marcha. Ganharemos um pouco mais de velocidade”, frisa Cirino.
Programação
A programação da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck começa amanhã com a realização de duas sessões de treinos livres, que serão das 12 às 13 horas e das 15 às 16 horas. No sábado acontecem mais dois treinos livres, das 9 às 10 horas e das 11 às 12 horas. A corrida será no domingo, com largada às 13 horas.

Classificação do campeonato após duas etapas
1º) Felipe Giaffone (SP), com 47 pontos
2º) Geraldo Piquet (DF), 41
3º) Valmir Benavides (SP), 36
4º) Wellington Cirino (PR), 26
4º) Renato Martins (SP), 26
6º) Roberval Andrade (SP), 21
7º) Vignaldo Fizio (SP), 17
8º) Djalma Fogaça (SP), 13
9º) José Cangueiro (SP), 12
Fabiano Brito (SP), 12
11º) Pedro Muffato (PR), 10
João Maistro (PR), 10
13º) Beto Monteiro (PE), 8
Fred Marinelli (SP), 8
15º) Adilson Cajuru (SP), 4
16º) Urubatan Helou (SP), com 3 pontos.

Campeonato de Marcas
1º) Volkswagen, com 109 pontos
2º) Mercedes-Benz, 89
3º) Scania, 37
4º) Volvo, 22
5º) Iveco, 20
6º) Ford, 16 pontos.
7º) MAN, sem pontos