SALVADOR – Mais uma vez o público baiano deu um show nas arquibancadas montadas no circuito urbano Ayrton Senna, nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), e viu o paulista Thiago Camilo vencer a terceira na temporada e ratificar a condição de piloto mais competente, até agora, na Stock Car 2011. Com este triunfo, o segundo consecutivo, o piloto da Ipiranga RCM começará na ponta a Super Final em busca do tão sonhado título na principal categoria do automobilismo brasileiro. Também classificados, o atual campeão Max Wilson (Eurofarma RC) foi segundo e Átila Abreu (AMG Motorsport) fechou o pódio.
O grande trunfo de Camilo foi a estratégia arriscada. Largando da sétima posição, ele imaginou que as entradas do safety car seriam constantes na corrida, o que de fato aconteceu. Por isso, largou com pouco combustível prevendo uma parada bem precoce. Foi arriscado largar com pouco combustível contando com as interrupções na prova. Mas deu certo! Agora começa um novo campeonato, explicou o ganhador da Corrida do Milhão BMC e do GP Bahia 2011, que recebeu das mãos do governador da Bahia, Jaques Wagner, o troféu de vencedor no CAB.
Já estabelecida como o principal evento de automobilismo disputado no Estado, a 3ª edição do GP Bahia Stock Car recebeu cerca de 50 mil pessoas na região do CAB para acompanhar a prova, incluindo os torcedores presentes, convidados das áreas vips, convidados dos patrocinadores e mais todas as pessoas que fazem parte do evento. Ano passado, 49 mil pessoas estiveram na prova. Portanto, a decisão dos 10 pilotos da Mobil Super Final 2011 contou com o recorde de público na categoria.
Agora, nas quatro corridas finais Thiago Camilo começará com 225 pontos contra 220 de Max Wilson, o segundo colocado. Apesar da vantagem de 40 pontos conquistada na primeira parte do campeonato (147 a 107, sem contar os descartes), ele não vê problema em entrar na Super Final ‘mais apertado’. Os pontos que eu abri de vantagem se transformaram em cinco, e temos que batalhar corrida por corrida atrás do nosso objetivo, que é o título. Não acho que isso seja um problema, porque faz parte do regulamento desde o início, disse.
Max Wilson também fez corrida semelhante ao vencedor, e garantiu a segunda posição na Super Final por apenas um ponto sobre Átila Abreu, o terceiro na tabela de classificação. “Estou bastante feliz porque cheguei aqui em Salvador disposto a garantir o segundo lugar entre os pilotos, e o objetivo foi alcançado, explicou o campeão do ano passado, defensor das cores da Eurofarma RC.
Com uma ultrapassagem sobre Tuka Rocha (BMC Vogel) nos momentos finais, Átila Abreu garantiu mais um pódio em uma etapa de rua na Stock Car. Com duas vitórias em Ribeirão Preto (2010 e 2011), ele é um dos ‘Reis da Rua’ da categoria, porque Cacá Bueno (Red Bull Racing) ganhou as outras duas em Salvador (2009 e 2010). Depois dessa o Camilo entrou na briga para ser o Rei, brincou o piloto que largou em 12º lugar. Confesso que não estava esperando evoluir muito, mas quando vi que dava, fui para cima.
Os outros sete pilotos na Mobil Super Final, que engloba as quatro últimas provas do ano (com um descarte obrigatório) começa no dia 18 de setembro no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), são: Cacá Bueno, Ricardo Maurício (Eurofarma RC), Popó Bueno (A.Mattheis), Marcos Gomes (Medley FullTime), Luciano Burti (Itaipava Racing Team), Daniel Serra (Red Bull Racing) e Allam Khodair (Blau Vogel). As três provas finais da temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car serão em Londrinam bi dia 2 de outubro; Brasília, 16 de outubro; e Velopark, no dia 16 de novembro.
Confira o resultado da 8ª etapa da Stock Car
1º) Thiago Camilo, Ipiranga RCM (Chevrolet) – 35 voltas, em 50m40s093
2º) Max Wilson, Eurofarma RC (Chevrolet) – a 1s770
3º) Átila Abreu, AMG Motorsports (Chevrolet) – a 5s401
4º) Luciano Burti, Itaipava Racing Team (Peugeot) – a 6s660
5º) Tuka Rocha, BMC Vogel (Chevrolet) – a 10s981
6º) David Muffato, Itaipava Racing Team (Peugeot) – a 11s309
7º) Ricardo Zonta, Crystal Racing Team (Chevrolet) – a 11s723
8º) Duda Pamplona, Officer ProGP (Chevrolet) – a 14s301
9º) Nonô Figueiredo, Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) – a 17s238
10º) Giuliano Losacco, Hot Car Competições (Chevrolet) – a 18s924
11º) Cacá Bueno, Red Bull Racing (Peugeot) – a 20s328
12º) Valdeno Brito, Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) – a 20s760
13º) Alceu Feldmann, A.Matheis Motorsport (Chevrolet) – a 20s039
14º) Allam Khodair, Blau Vogel (Chevrolet) – a 22s475
15º) Daniel Serra, Red Bull Racing (Peugeot) – a 22s989
16º) Ricardo Mauricio, Eurofarma RC (Chevrolet) – a 23s940
17º) Felipe Maluhy, Officer ProGP (Chevrolet) – a 24s249
18º) Rodrigo Sperafico, JF Racing (Peugeot) – a 27s592
19º) Diego Freitas, Scuderia 111 (Peugeot) – a 48s021
20º) Ricardo Sperafico, Scuderia 111 (Peugeot) – a 1 volta
21º) Xandinho Negrão, Medley FullTime (Peugeot) – a 6 voltas
22º) Popó Bueno, A.Matheis Motorsport (Chevrolet) – a 6 voltas
Não completou 75% (= 26 voltas)
23º) Rodrigo Navarro, JF Racing (Peugeot) – a 13 voltas
24º) Diego Nunes, Bassani Racing (Peugeot) – a 13 voltas
25º) Denis Navarro, Bassani Racing (Peugeot) – a 20 voltas
26º) Marcos Gomes, Medley FullTime (Peugeot) – a 28 voltas
27º) Eduardo Leite, Hot Car Competições (Chevrolet) – a 30 voltas
28º) Serafim Jr., AMG Motorsport (Chevrolet) – a 32 voltas
29º) Julio Campos, Crystal Racing Team (Chevrolet) – a 33 voltas
Melhor volta: Ricardo Zonta (Itaipava Racing Team), com 1min10s954
Veja a classificação da temporada 2011 da Stock Car
1º) Thiago Camilo – 225 pontos
2º) Max Wilson – 220
3º) Átila Abreu – 216
4º) Cacá Bueno – 214
5º) Ricardo Maurício – 212
6º) Popó Bueno – 210
7º) Marcos Gomes – 209
8º) Luciano Burti – 208
9º) Daniel Serra – 207
10º) Allam Khodair – 206 pontos