esportes@cascavelnews.com.br

A comunidade esportiva de 110 municípios paranaenses se concentra a partir de amanhã, em Toledo, no Oeste do Estado, para disputar a edição de número 50 dos Jogos Abertos do Paraná (Japs). Serão aproximadamente sete mil pessoas envolvidas, entre técnicos, atletas e dirigentes durante oito dias. O “Cinqüentenário” dos Jap´s já é apontado como o maior dos últimos tempos, confirmado pelo número de equipes que irão participar – 559 no total.
Esta é a quinta vez que Toledo está recebendo uma fase final de Jogos Abertos do Paraná. Cidade considerada tradicional no cenário paranaense, o município conta com umas das melhores estruturas esportivas do interior, fator que pesou na escolha da sede, sendo unanimidade entre os dirigentes. “Toledo está bem preparado para esses Jap´s e tenho a certeza que quando todos deixarem a cidade, levarão mais uma vez a lembrança de uma competição bem organizada e de um povo que recebe bem seus visitantes”, ressalta o Secretário de Esportes e Lazer Mauro Mauri Maiorki.
O Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal), o cartão postal de Toledo será o palco de abertura. Além do tradicional desfile das delegações e parte solene, um show musical com o cantor Nazzi (vocalista do Grupo Ira) deve atrair uma multidão, a partir das 20h.
Segundo o Diretor Presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, a tradição de sediações de grandes eventos esportivos em Toledo e com o empenho do Governo do Estado, o cinqüentenário dos Jap´s será comemorado em grande estilo. “Teremos uma grande festa esportiva e nas praças de competições as disputas envolverão atletas de alto nível, que disputaram o Pan do Rio e que ainda vão representar o país em várias competições internacionais, Jogos Olímpicos e Mundiais”, frisa Gomyde.
Os Jogos Abertos do Paraná terão as modalidades de atletismo, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futsal, futebol, GR, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A promoção é do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação com a organização e coordenação da Paraná Esporte e apoio da Administração Publica de Toledo.