esportes@cascavelnews.com.br

A natação, última modalidade a iniciar na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo, deve promover disputas equilibradas na piscina do Centro Esportivo Municipal 14 de Dezembro. As provas começam amanhã, às 8 horas e vão envolver 180 atletas de 13 municípios no masculino e outros nove no feminino.
O trabalho que é realizado nas categorias de base e as conquistas de 2007 coloca Toledo na briga direta pelo título geral da competição. Uma das apostas da casa é para Renata Sander, que vai nadar as provas de peito. Segundo o técnico, Nelson Sander, a atleta está preparada até para quebrar recordes. “Os tempos nos treinos e nas competições que disputou este ano a colocam como candidata a medalha de ouro”, diz o técnico que também é o pai de Renata.
No masculino, Leonardo Sumida, dos 50 costas, também deve brigar por medalhas, assim como Eber Sander Zulian e Vinicius Zulian. Seus principais adversários devem ser os maringaenes e os curitibanos que disputam por outras cidades.
Outras cidades como Foz do Iguaçu, Maringá e Colombo também trouxeram a Toledo nadadores de ponta, candidatos diretos a medalhas e ao título geral. “A natação sem dúvida vai promover grandes disputas com vários nomes expressivos na piscina”, avalia Sander, coordenador da modalidade pelo município.
Amanhã pela manhã acontecem as provas 50 costas, 100 livre, 200 peito e medley, 800 e 1500 livre. À tarde serão disputadas as provas de 50 peito, 50 livre, 200 costa, 100 borboleta, 400 livre e revezamento 4×100. Todas serão finais por tempo.