As primeiras medalhas da ginástica rítmica da fase final dos 55º Jogos Colegiais do Paraná, em Curitiba, são de Toledo, que confirmou o favoritismo e manteve a hegemonia dos últimos anos.
Nas provas de mãos livres, bola e individual geral, disputadas na manhã de hoje, no ginásio da Paraná Esporte, no Capão da Embuia, Toledo venceu tudo.
Nas mãos livres, Bruna Caroline da Silva, Bruna Giovana Moraes, da Fundação Educacional Toledo (Funet) e Fernanda Rosa dos Santos, do CE Senador Atílio Fontana, garantiram os três primeiros lugares para Toledo, que teve ainda, o quarto, o quinto e o sexto lugar na classificação final.
Na bola, as duas primeiras colocadas das mãos livres voltaram ao pódio na mesma ordem. Na terceira posição terminou a ginasta Vanessa Francisco, completando o trio da Funet, de Toledo, que teve a quarta posição e a quinta posição, com o CE Senador Atílio Fontana.
No individual geral, Bruna Caroline da Silva teve a nota de 9.775 para assegurar o título, com Bruna Giovana Moraes em segundo com 9.750. A ginasta do Cesaf (Toledo) Fernanda Rosa dos Santos com 9.133. Do quarto ao sexto lugar também deu Toledo.
As ginastas ainda vão disputar nos Jocop´s, as provas finais do conjunto de mãos livres, final mãos livres e individual final mãos livres e bola, a partir das 10 horas da manhã desta quinta-feira. A premiação está marcada para as 12h30.
CRESCIMENTO – A Ginástica Rítmica apresentou nos últimos anos uma hegemonia das escolas de Toledo, cidade que é considerada referencia no país e com várias atletas de nível internacional, inclusive com presença garantida nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Essa mesma história também se repete nos Jogos Abertos do Paraná e Jogos da Juventude.
Nessa fase final dos Jocop´s, um detalhe tem chamado à atenção. Em relação aos anos anteriores, a participação aumentou, e no tapete, palco das apresentações, o nível técnico é consideravelmente melhor.
Toledo continua no topo da modalidade, entretanto, a maior participação está garantindo o equilíbrio da competição, segundo a coordenadora da modalidade Adriana Pita.
São 50 atletas de vinte escolas disputando a fase final dos Jogos Colegiais, que são: CE Miguel Franco Filho (Contenda), C. Vicentino Santa Cruz (Campo Mourão), CE Eleodoro, C Santa Maria, C. Marista, CE Olinda Trufa de Carvalho e CE EWilson Jofre (Cascavel), CE Pedro Viriato de Souza (Jataizinho), Ciesc Madre Clélia, E. Palmares, EM. Papa João Paulo II (Curitiba), C Regina Mundi, C. Graham Bell, C. São Francisco Xavier (Maringá), Sepam (Ponta Grossa), C. Cristo Rei (Marechal Cândido Rondon), C. Comunitário de Toledo, CE Senador Atílio Fontana e C. Incomar (Toledo).