esportes@cascavelnews.com.br

Uma placa de concreto com elementos vazados e detalhes em bronze e granito em forma de pódio, com quase três metros de altura, vai simbolizar a marca histórica dos 50 anos de Jogos Abertos do Paraná. O memorial comemorativo foi inaugurado na manhã de hoje, em Toledo.Várias autoridades locais e representantes do Governo do Paraná e Paraná Esporte prestigiaram a cerimônia no Jardim Santa Maria, nos arredores do Centro Esportivo Municipal 14 de Dezembro.
O processo histórico da maior competição amadora do Estado tem uma forte identificação com Toledo, pois o município sediou nos anos de 79, 90, 99, 2001, e, em 2007 recebe pela quinta vez com know hall e status de sede preferida entre os dirigentes esportivos, segundo destacou o coordenador geral dos Jogos Oficiais do Estado, Detlev Ulv Surkamp.
Para o dirigente, o processo histórico dos Jogos Abertos, que envolve Toledo faz jus a essa merecida homenagem. “Esse será um grande marco para o esporte paranaense e Toledo merecidamente faz parte dessa história de sucesso”, frisou Surkamp.
Depois de relembrar as sediações de Jáp´s em Toledo, o prefeito José Carlos Schiavinato destacou a importância do Estado através da Paraná Esporte, para que Toledo se tornasse uma referencia no esporte paranaense. “Toledo está escrevendo mais uma vez o seu nome na história do esporte paranaense e isso será lembrado por muito tempo graças ao apoio que sempre tem do Estado”, destacou.
Além do agradecimento aos governantes, Schiavinato dedicou o memorial dos 50 anos de Jogos Abertos a todos os atletas. “Se os jogos existem é graças aos atletas. São eles os personagens mais importantes e merecem serem homenageados”, finaliza.