Os resultados expressivos que o judô de Toledo vem conquistando nos últimos quatro anos apontam o município com uma das maiores potencias da modalidade no Estado. A participação de atletas nas competições nacionais que até então eram modestas, hoje se tornaram comum, graças ao trabalho desenvolvido pelo técnico Ricardo Santos, conhecido no meio do judô como disciplinador e formador de atletas.
Em 2007, Toledo acaba de conquistar mais uma marca importante. Depois de participar do Brasileiro Júnior, no mês passado, conquistou no último fim de semana, em Curitiba, o direito de levar dois atletas ao Brasileiro Juvenil, que vai acontecer de 28 a 30 deste mês em Goiânia (GO) e ainda poderá levar atletas em todas as categorias.
O nível técnico dos toledanos cresceu tanto, que para definir uma vaga no feminino, houve disputa interna entre Franciele Lopes e Delair Ferreira, que levou a melhor e ficou com a vaga no médio até 70kg. No masculino, Pedro Refosko (meio leve até 60kg), garantiu o título estadual e de quebra será o representante paranaense no nacional.
O técnico Ricardo Santos que comandou a equipe paranaense no Brasileiro Júnior foi confirmado também como técnico da equipe juvenil. Santos acredita mesmo os atletas treinando separados até o dia da competição, são boas as chances brigar por medalhas. – Acredito na capacidade dos técnicos e vamos disputar o nacional com uma equipe forte com condições de fazer um bom papel em Goiânia – frisa Santos.
Em Curitiba, Toledo também conquistou medalhas com Alisson Ceresa (bronze). No juvenil estímulo, com atletas que fazem parte de um projeto social desenvolvido entre a Secretaria de Esportes e Associação Ricardo Santos, Toledo conquistou duas medalhas de bronze com Elton Lucas de Campos e Luiz Fernando Valmovida. No sênior, a medalhista foi Débora Ferreira (52kg) com mais uma medalha de bronze.