A participação dos judocas de Toledo no Campeonato Sul-Brasileiro, disputado no último fim de semana, em Balneário Camboriú (SC), resultou na conquista de três vagas para o Estado nos campeonatos nacionais deste ano.
Na categoria sub-20, Ana Venzel foi à campeã pela quarta vez na competição que reuniu atletas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ela venceu as duas lutas no meio pesado (-78 kg). Na mesma categoria, Delair Alves Ferreira, do peso médio (-70 kg) terminou em terceiro lugar e ainda terá chance de disputar o Campeonato Brasileiro, que acontece no mês de julho, no Rio de Janeiro devido aos bônus da Confederação Brasileira.
No pré-juvenil, para garantir vaga, o campeão de 2007 e 2008, Marcos da Silva, do meio médio (–53 kg) terminou vice-campeão com apenas uma derrota em quatro lutas. O Brasileiro de sua categoria vai acontecer em agosto, em Goiânia. A última vaga foi assegurada na categoria juvenil por Jonathan Gardini do peso pesado (+90 kg). O atleta foi o terceiro colocado, mas como tiveram dois paulistas na categoria, incluindo o campeão brasileiro que já tem vaga assegurada, abriu uma vaga para o Paraná. O nacional acontece no mês junho, em Salvador.
A participação de Toledo foi completada com pódio de terceiro lugar para Márcia da Silva, pré-juvenil do peso médio (-63 kg) e com o quinto lugar de Guilherme Malacarne, do infanto juvenil.
Segundo o técnico Ricardo Santos, tanto os atletas que conquistaram as vagas para o Estado ainda não estão assegurado nos nacionais, bem como os que não conquistaram vagas estão descartados. Santos explica, que em caso de vitória de outro atleta na mesma categoria nos Campeonatos Estaduais, a decisão da vaga será através do embate em melhor de três lutas.
Existem também a questão dos bônus por categoria que a CBJ oferece e através disso poderemos conquistar outras vagas, frisou.