Em sua 12ª participação, Tony Kanaan concretizou a grande conquista que faltava em sua trajetória no automobilismo. O brasileiro venceu ontem a edição da prova mais fenomenal da Fórmula Indy, e uma das três maiores disputas do planeta: as 500 Milhas de Indianápolis. Em um dia histórico, quase 400 mil pessoas presentes no Indianápolis Motor Speedway aplaudiram de pé a vitória de Kanaan, que já havia batido na trave por diversas vezes, e, enfim, pôde tomar o tão sonhado leite após a vitória.
Largando da 12a posição, o piloto da KV Racing mostrou estar com um carro competitivo desde o início, quando assumiu a liderança da prova com menos de 20 voltas realizadas. O baiano se manteve entre os 5 primeiros a maior parte das 200 voltas no místico oval de 2,5 Milhas. Na última parada nos boxes, Tony voltou na 3a posição restando 21 voltas para o final. Quando restava apenas 8 voltas, uma bandeira amarela juntou todo o pelotão. A relargada aconteceu faltando apenas 3 voltas, e Tony assumiu a liderança na curva 1 e não perdeu mais até Dario Franchitti bater e causar a última bandeira amarela.
Kanaan agora se junta a Emerson Fittipaldi (89 e 93), Hélio Castroneves (2001, 2002 e 2009) e Gil de Ferran (2003), como os quatro brasileiros vencedores em Indianápolis. O dia de filme teve maior valor levando em consideração o quanto Tony fez para liderar a volta certa. Foram 254 voltas na liderança em todas as suas participações, e agora sim liderando a volta correta.
É a 16a vitória de Kanaan na Fórmula Indy, certamente a mais especial de todas. O baiano também é o Campeão da Fórmula Indy de 2004.