esportes@cascavelnews.com.br

A proximidade entre a sexta e sétima etapas da Fórmula Truck, uma ocorreu domingo em Cascavel (PR) e a outra acontecerá no dia 8 de outubro em Curitiba (PR), não permitem às equipes grandes oportunidades de mudanças nos caminhões e a realização de treinos preparatórios. Por isso a Londrina Truck Racing/Delphi/Itapemirim Cargas saudou pelo menos um resultado positivo conquistado na etapa de Cascavel que é o retorno da confiabilidade nos caminhões após várias provas onde o piloto Leandro Totti abandonou por causa de quebra do equipamento.
“Pode parecer estranho, mas o final de semana até que serviu para termos a certeza que os motores ficaram novamente confiáveis”, informa o chefe da equipe Ernesto Gardenal. “Após as alterações que realizamos, como prevíamos, haveria menos potência, motivo que nos levou a uma posição não habitual no grid, e o pior, pelo lado de fora da pista, lado de fora das preferências de curva, com caminhões mais potentes atrás não teve como fazer as curvas por dentro, como seria adequado para se defender, sobrou por fora e na segunda curva o Adalberto Jardim errou a freada e escorregou para cima do caminhão do Totti que para evitar a batida foi parar na grama e passou pela brita que perfurou os radiadores obrigando a uma parada nos boxes para completar com água. Voltas depois o abandono em conseqüência do incidente, o piloto da Volkswagen veio se desculpar e claro que aceitamos e entendemos a situação. Coisas de corrida…”, resigna-se Gardenal.
Nas considerações, Gardenal ressalta que a equipe mudou a forma de preparação dos motores dos caminhões Ford para a prova de Cascavel, isso porque nas provas anteriores, para que houvesse uma condição de equilíbrio com os caminhões eletrônicos, buscou-se o máximo de potência possível. Porém, com essa preparação o motor não agüentava uma prova inteira. A mudança de estratégia resultou na perda de potência, porém com maior confiabilidade no equipamento. Na etapa essa nova situação fez com que Totti somente alcançasse uma posição intermediária no grid de largada, oitava posição. Mas como a pista de Cascavel dificulta as ultrapassagens, a estratégia poderia dar certo, no entanto a saída de pista provocada ainda na primeira volta e os problemas com o radiador acabaram prejudicando o resultado final.
Leandro Totti continua ocupando a sexta posição na classificação geral da Fórmula Truck com 41 pontos, mas agora com poucas chances de brigar pelo título já que a distância para o primeiro colocado e vencedor de Cascavel, Renato Martins (VW), é de 47 pontos. No entanto, a equipe não desanima e continua na disputa para chegar ao topo nas três provas que restam no campeonato. Além do mais, resultados positivos também são importantes para conquistar melhores posições na classificação e somar pontos para a Ford no Campeonato de Marcas.