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Por pouco o trabalho exaustivo que começou no final da temporada do ano passado da Fórmula Truck não pode ver o seu resultado na primeira etapa do atual campeonato. Isso porque o motor eletrônico do novo caminhão Ford de Leandro Totti ainda não estava em condições de enfrentar uma pista de corrida. No entanto, um esforço concentrado da equipe Londrina Truck Racing nas duas últimas semanas garante para a estréia da Fórmula Truck de 2007 em Cascavel (PR) domingo, também a estréia do primeiro caminhão Ford com motorização eletrônica nas pistas de corrida.
O caminhão ficou pronto hoje, quando também iniciaram os treinos livres da categoria em Cascavel. A equipe Londrina Truck Racing decidiu, porém, a viagem para o autódromo amanhã quando acontece a continuação dos treinos livres e o treino classificatório para o grid de largada. “Decidimos treinar com o caminhão na pista de Londrina porque tivemos um dia inteiro pela frente enquanto que em Cascavel teríamos no máximo duas horas, viajamos na madrugada de sexta para sábado para poder participar dos treinos livres e do treino classificatório”, informa o chefe da equipe Ernesto Gardenal.
Gardenal salienta também que a equipe está percorrendo o caminho das pedras e o pioneirismo de colocar um caminhão Ford na pista com tecnologia eletrônica vai lhe custar um preço, mas que ele está decidido a pagar. “Reconheço que mal conseguimos aprontar o motor e o que pode ocorrer na pista é uma incógnita, porém resolvemos correr o risco para garantirmos já na primeira etapa o caminhão com o qual iremos competir no resto da temporada já que uma troca de motorização logo adiante iria resultar na perda dos pontos conquistados conforme o regulamento da competição”.
A equipe Londrina Truck Racing está desenvolvendo ela própria a tecnologia de configuração do módulo eletrônico e para isso contratou o engenheiro argentino Jorge Henry Raviola, 53 anos. Ele já trabalhou com motores para a Fórmula 3 (para pilotos como Hélio Castroneves, Ricardo Zonta e Pedro Muffato), para a TC-2000 argentina e para a equipe Chevrolet no Rali dos Sertões. “Estamos desenvolvendo a configuração eletrônica e isso nos acarretará um custo, porém nos dará também a independência tecnológica necessária para buscarmos as melhorias e o crescimento na competição sem precisar depender de ninguém, se em Cascavel conseguirmos encerrar a prova marcando alguns pontos já estará ótimo, para Tarumã com certeza estaremos melhores e aí para a etapa de Interlagos o caminhão já estará em condições de brigar por posições na frente”, ressalta o chefe da equipe londrinense.
“Temos a ciência que estamos dando um grande passo dentro da Fórmula Truck, principalmente por sermos uma equipe independente, colocar um caminhão Ford com motor eletrônico na pista é um feito importante tanto para nós como para a categoria e principalmente nossos apoiadores. Nossas últimas semanas foram difíceis com parte da equipe virando quase vinte e quatro horas direto, essa época de início de ano é complicada e quando você precisa trazer peças e equipamentos de diversos pontos do mundo então é mais complicado ainda. Isso faz com que esta estréia cresça ainda mais de importância, pois também é um prêmio pelo empenho demonstrado por todos”, enfatiza Ernesto Gardenal.
A primeira etapa da Fórmula Truck 2007 acontecerá domingo, a partir das 14 horas, no autódromo de Cascavel, no Paraná.