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O piloto da Londrina Truck Racing coloca seu caminhão Ford na pista de Londrina preparando-se para a próxima etapa da Fórmula Truck que acontece no próximo dia 12, em Curitiba. Além da preparação do truck novos equipamentos estão sendo testados que visam aproveitar ao máximo a nova configuração eletrônica que o bólido passou a ter nesta temporada. Na prova de Campo Grande (MS), que aconteceu no mês de setembro, Leandro Totti encerrou na nona colocação marcando novamente pontos no campeonato e demonstrando que o caminhão está confiável e gradativamente tornando-se competitivo como em temporadas anteriores.
A motorização eletrônica do Ford nesta temporada trouxe um ganho expressivo na potência, porém a adaptação ao regulamento da categoria que coíbe o excesso de fumaça tem sido o motivo de maior preocupação e empenho do time nos últimos meses. O uso de catalisador para a diminuição da fumaça é a solução que a equipe está encontrando, no entanto na etapa de Campo Grande, por exemplo, o equipamento utilizado exigiu a instalação de uma turbina de menor capacidade que acabou prejudicando o ganho de potência e consequentemente um maior desempenho principalmente nas retas.
“O caminhão está na pista, após a etapa de Campo Grande onde testamos uma configuração mais fraca e mesmo assim tivemos um resultado razoavel, agora com um novo catalisador, importado, que deve deixar livre a passagem do escape, assim poderemos voltar a utilizar a receita que nos dá mais potência. Tínhamos problemas com a restrição no catalisador que nos fazia perder potência quando ligava. Vamos testar e esperamos não ter restrição que nos prejudique”, informa o chefe da equipe Ernesto Gardenal.
“A turbina é acionada pela velocidade dos gases de escapamento, se eles diminuem consequentemente diminui o poder de ação da turbina, por isso o filtro que vai no escapamento não pode restringir a passagem”, complementa Gardenal.