O mesmo sol que presenciou a largada do Transparaná 2011 em Guaira, no Oeste do Paraná, no dia 24 deste mês, foi o mesmo que iluminou a chegada dos competidores no litoral do Estado no início da tarde de sábado. Depois de seis dias de prova do considerado o maior Raid das Américas, 54 equipes conseguiram completar o percurso de 1,6 quilômetros da competição, 10 ficaram pelo meio do caminho.
Sete cidades acolheram o comboio do 17° Transparaná: Guaira, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba, Curitiba e Matinhos, sem falar nas dezenas de outros municípios que deram passagem ao Raid. Competidores de todo o Brasil disputaram a competição em quatro categorias: Máster, Graduados, Jeep e Junior, além da categoria Turismo (passeio).
Dupla de Apucarana formada por pai e filho foi a primeira a ultrapassar o pórtico e estourar a champanhe, de cima do capô do carro. A sensação da chegada é indescritível. Depois de cortar o estado é fantástico chegar aqui e dar de cara com o mar. Só pelo fato de cumprirmos os seis dias de prova podemos ser considerados vencedores, assim como todos que chegarem até aqui, descreveu o piloto Otávio Enz, que foi recebido em Caiobá pela esposa Cidinha.
Para o filho e navegador Allan Enz, o Transparaná 2011 foi o melhor entre os cinco que a dupla já participou. A prova deste ano ficou melhor com as mudanças sofridas. Com profissionalismo, foi mais técnica e organizada. Disparado, foi a melhor entre as cinco que já disputei, opinou o navegador da equipe Zenz Rally Team.
Quatro duplas chegaram a Matinhos com o título garantido com uma etapa de antecedência. O piloto Luiz Poli, de Curitiba/PR, e o navegador Luis Eckel, de São Bento do Sul/SC, conquistam o título da categoria Master. Os irmãos Carlos e Ronaldo Rodrigues dos Santos, de Curitiba, paparam o título da Graduados. O pai Marcos Osires e o filho Marcos Vinicius Nunes levaram a melhor na Jeep e o piloto Sandy Roncaglio e o navegador Jonathan Ardigo, de Cascavel, foram os campeões na Júnior.
Na noite de sábado, na praia de Caiobá, em Matinhos, o Jeep Clube de Curitiba realiza a festa de encerramento do Transparaná, premiando os campeões por categoria e os campeões gerais da competição.