Os campeões das quatro categorias do 17° Transparaná serão conhecidos amanhã, na praia mansa de Caiobá, em Matinhos, após disputarem a última etapa do considerado o maior Raid da América. O último percurso de prova inicia em Curitiba, no Parque Barigui, na manhã de hoje, e termina no litoral do Paraná. Os competidores das categorias Master, Graduados, Jeep e Junior, além da Turismo (passeio), chegaram à capital na tarde de hoje, completando as etapas 9 e 10 do quinto dia de competição, que largou de Telêmaco Borba e passou por Ponta Grossa, na região dos campos gerais. O Transparaná 2011 começou em Guaíra, no Oeste do Estado, na segunda-feira.
No penúltimo percurso, o mais longo do Raid com 312 quilômetros, teve reflorestamentos com pegadinhas e laços, travessia de balsa do rio Tibagi, um circuito indoor com laços curtos e alguns deslocamentos. Pela manhã a prova teve nível técnico forte, sendo que 90% da etapa foi em reflorestamento. Os laços eram tão perto um dos outros que se alguém errasse poderia complicar a vida dos competidores que vinham atrás, contou o navegador Rodrigo Viana, de Belo Horizonte.
Formando dupla com o piloto Bruno Queiroz, a equipe Sander Rally Team, do Mitsubishi Triton, subiu de rendimento nas últimas etapas e chegou ao mesmo número de pontos que os líderes da categoria Junior. Nossa estratégia foi poupar o carro nos dois primeiros dias, agora estamos pisando forte para brigar pelas primeiras posições, avisou o piloto.
O Jeep Clube de Curitiba divulga e premia os vencedores da etapa Telêmaco Borba – Curitiba na noite de hoje, durante jantar na Sapolândia. A organização também divulgará a classificação por categorias, contabilizados os resultados até a 10ª etapa. Na última etapa do Transparaná 2011, os competidores cumprirão um trajeto de 233 quilômetros até o litoral, sendo 94 deles navegáveis, a menor quilometragem de navegação de todo o Raid.