A temporada 2008 da Copa Nextel Stock Car começa amanhã. A partir das 8 horas, pilotos e equipes da principal categoria do automobilismo nacional iniciam o primeiro dos dois dias de treinos coletivos nos Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Estão programadas quatro sessões da Copa Nextel, duas por dia, com 90 minutos cada, quatro da Copa Vicar, com 60 minutos cada, e cinco da Stock Jr., com 30 minutos de duração. Será a primeira atividade de pista da temporada, que terá sua primeira etapa nos dia 13 de abril, também no circuito paulista.
A programação oficial é a seguinte: 26/03 08h00/08h30, Stock Jr.; 08h45/09h45, Copa Vicar; 10h00/11h30, Copa Nextel Stock Car; 11h45/12h15, Stock Jr.; 12h30/12h30, Copa Vicar; 13h45/14h15, Stock Jr.; 14h30/16h00, Copa Nextel Stock Car; 27/03 08h00/08h30, Stock Jr.; 08h45/09h45, Copa Vicar; 10h00/11h30, Copa Nextel Stock Car; 11h45/12h15, Stock Jr.; 12h30/13h30, Copa Vicar; 13h45/15h15, Copa Nextel Stock Car.
Após quase quatro meses de paralisação, o circo da Stock Car volta a se agitar. A expectativa para aquela que tem tudo para ser a melhor temporada de toda a história da categoria tem movimentado pilotos e equipes. Até mesmo os mais experientes estão empolgados com o retorno às pistas e o primeiro contato com a série de novidades que fazem parte da competição. Este é o caso do paulistano Ingo Hoffmann, da AMG Motorsport (Mitsubishi), 12 vezes campeão da categoria, que admite não ver a hora de entrar na pista.
Teremos novidades técnicas, como o sistema de diferencial e os pneus, e a grande curiosidade nesse primeiro momento é ver o que vai acontecer em termos de desempenho. É novidade para todos, resta saber quem vai encontrar mais rápido o acerto ideal dos pneus, comenta Ingo. Neste caso, os anos de pista ajudam, mas não resolvem muito. A sorte será lançada e os resultados virão na hora, completa.
Campeão e vice da Copa Nextel Stock Car 2007, respectivamente, Cacá Bueno, da Eurofarma RC (Mitsubishi), e Rodrigo Sperafico, da Terra Racing (Mitsubishi), também aguardam ansiosos os treinos coletivos. Eles estiveram na capital paulista na noite desta segunda-feira para receberem seus prêmios da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e comentaram a volta às atividades.
Não agüentava mais esta espera. Finalmente vamos entrar na pista. Estes treinos são importantes para ver como todos vão reagir às mudanças, especialmente em uma temporada que tem tudo para ser muito boa, afirma Cacá . Acho que a opinião dos pilotos é a mesma, pois todos gostam é de acelerar. Agora, vamos iniciar a temporada de fato, completa Sperafico.
TESTES DA CHICANE – Entre tantas atrações para este ano, a primeira etapa, em São Paulo, ainda poderá contar com uma alteração no percurso. A Chicane do Café, criada para provas de motovelocidade, poderá ser utilizada pela Copa Nextel Stock Car, seguindo uma das sugestões da Comissão de Segurança da Stock Car, integrada por pilotos, equipes e organização. O teste será feito nos treinos coletivos dos dias 26 e 27 de março. Como toda novidade, causou divisões entre os pilotos.
Para Valdeno Brito, da equipe Medley/A. Mattheis (Chevrolet), a mudança não é boa, mas quer esperar os testes coletivos para formar uma opinião. Inicialmente eu sou contra a modificação, mas só terei uma opinião formada após andar no circuito com a chicane. Algumas pessoas dizem que com a mudança ficará mais fácil ultrapassar, mas acho que aquele trecho é muito estreito, diz.
Juliano Moro, da Hot Car (Chevrolet), vê com bons olhos a utilização da chicane. Todo o trabalho em prol de melhorias é positivo. É bom para a categoria, para os pilotos e acho que alguma coisa tinha que ser feita. Não temos certeza se a mudança será boa ou não, mas pelo menos alguma coisa está sendo feita para aumentar a segurança dos pilotos e isso é muito bom, avalia.