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Em contagem regressiva para o início da temporada 2007, programada para o dia 22 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, a Stock Car tem na semana que vem seu primeiro grande evento. A principal categoria do automobilismo nacional realizará treinos coletivos nos dias 17 e 18, também em Interlagos, no primeiro contato oficial dos pilotos com seus carros da Stock Car, Stock Car Light e Stock Júnior. Estão programadas quatro sessões para as duas principais categorias, sendo duas por dia, entre as 8 e 18 horas, enquanto a Stock Jr. fará dois treinos na terça e três na quarta, com entrada franca ao público. Os treinos oficiais da primeira das 12 provas previstas para a Stock Car 2007 serão na manhã de sexta-feira.
Após um espera de cerca de quatro meses, os motores da Stock Car voltam a roncar. Em uma temporada que tem tudo para ser um grande sucesso, as atrações são inúmeras, como a chegada da Nextel, que assina a disputa, da Peugeot, quarta montadora da Stock Car e que estará ao lado de Chevrolet, Mitsubishi e Volkswagen; o aumento de equipes e pilotos, a transmissão ao vivo de oito etapas pela Rede Globo de Televisão, a utilização de novas tecnologias como o “push-to-pass” (Nitro), “air box” no capô para tomada de ar do motor em todos os carros, introdução do “end plate” no spoiler dianteiro e o uso de uma gasolina sem chumbo especialmente desenvolvida pela Petrobras. Outra novidade é a introdução dos novos pneus nacionais desenvolvidos pela Pirelli, em substituição aos pneus importados utilizados na temporada passada.
Além disso, a Stock Car Light e a Stock Jr. também prometem um ano de muita disputa e equilíbrio. A Light, atualmente a segunda maior categoria do país e preparatória para se chegar a Stock Car V8 terá 32 pilotos brigando pelo título nas nove provas do calendário oficial, com descarte dos dois piores resultados no final do ano. Na Jr. a situação também é bem positiva. Com visual diferente e mais moderno, forma de disputa e novo sistema de freios, a categoria inicia seu segundo ano com grid cheio, ou seja, 17 pilotos de quatro estados.
Diante de um clima tão favorável, a realização de treinos coletivos ganha especial importância. Afinal, será a chance de ter o primeiro contato com o carro e fazer o ajustes necessários para a primeira etapa, no final de semana seguinte. Vale ressaltar que os organizadores fazem no mínimo dois e no máximo três treinos do gênero ao longo do ano. “Com tantas mudanças, certamente os pilotos e as equipes das três categorias vão aproveitar ao máximo esses treinos visando a busca do melhor set up para os carros”, destaca Inácio Caltabiano, diretor de operações da Vicar Promoções, realizadora da Stock Car 2007.