SÃO PAULO – A programação oficial da última etapa da Stock Car Brasil 2006 começa hoje com a realização dos treinos livres oficiais no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Os motores começaram a roncar às 8 horas, com o primeiro dos quatro treinos da Stock Jr., enquanto a V8 e a V8 Light terão duas sessões cada ao longo do dia. O começo da movimentação no circuito acontece sob o clima de mudança na pontuação da V8, fruto dos julgamentos dos recursos juntos à Comissão Disciplinar da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) depois dos incidentes na etapa do Rio de Janeiro. Thiago Camilo, que havia sido desclassificado na prova, teve confirmado o quinto lugar obtido na pista. Já Cacá Bueno não teve a mesma sorte e sua punição de 20 segundos foi mantida. A 12ª etapa da Stock Car V8 terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, às 11 horas, dentro do Esporte Espetacular.
As decisões da Comissão Disciplinar da CBA acarretaram mudanças na classificação geral da Stock Car V8, bem como no aumento de postulantes ao título de 2006 da principal categoria do automobilismo nacional. Agora, são seis os pilotos com chances de vencer a categoria: Cacá Bueno, da Eurofarma RC, com 249 pontos; Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com 248; Giuliano Losacco, da Medley/A.Matheis, e Felipe Maluhy, da Terra Avallone, ambos com 244; Thiago Camilo, da Texaco Vogel, com 237; e Antônio Jorge Neto, da Eurofarma RC, com 231. A etapa ganhou ainda mais emoção e promete um verdadeiro show no final de semana.
Thiago Camilo, como era de se esperar, comemorou a volta à briga pelo título. Amparado por imagens da corrida, por uma carta de próprio punho e pelo depoimento de Luciano Burti no Programa Linha de Chegada, dizendo que não fora agredido por Thiago Camilo o que seria o motivo da exclusão -, o advogado João Petroni mostrou aos membros da Comissão Disciplinar o que o piloto vinha falando desde o momento em que foi punido.
Eu realmente estava de cabeça quente, o que é normal depois de uma corrida onde você se envolve em batidas, e fui falar com o Burti no parque fechado, mas nunca tive a intenção de agredi-lo. Sou profissional, tenho compromissos com meus patrocinadores e além de tudo um bom relacionamento com o Burti fora da pista. E em toda minha carreira nunca agredi um companheiro. O problema é que as pessoas que me viram saindo do carro e indo na direção do carro dele interpretaram erradamente que eu iria agredi-lo, e vieram me segurar. Nem cheguei perto do Burti, e na hora ele nem soube do que aconteceu. Seria uma injustiça muito grande eu ser excluído e ficar de fora da disputa pelo campeonato por uma coisa que efetivamente eu não fiz e nem tive a intenção de fazer, disse.
Ele, entretanto, sabe que chegar ao título ainda é difícil. Mesmo recuperando estes pontos ainda estou em quinto lugar no campeonato e tenho que vencer em Interlagos se quiser pensar no título. E é isso que vou fazer: partir com tudo para ganhar, e depois fazer cálculos. É uma pista onde consegui minha primeira vitória e me sinto muito bem, conclui Camilo.
O programa do domingo marca ainda a final da Stock Car V8 Light, que já tem o piloto Marcos Gomes como campeão de 2006, mas que promete muita disputa pelo vice-campeonato. Daniel Landi, Daniel Serra e Rafael Daniel seguem na briga pelo segundo lugar na categoria de acesso da Stock Car Brasil. Já na Stock Jr., ainda falta a definição da classe Master, já que Felipe Polehtto venceu na Pro por antecipação. Os pilotos Linneu Linardi, Jason Oliveira e Amilcar Collares estão na disputa pelo título.