Prova mais longa do calendário do Campeonato Japonês de Super GT, o Brasil terá domingo três representantes participando dos 1000 Km de Suzuki. O paulista João Paulo de Oliveira, sétimo no certame, vai continuar com o japonês Seji Ara, seu habitual companheiro com Nissan GT-R, o paulista Fábio Carbone, que vai reforçar a dupla do francês Benoit Treluyer e o japonês Satoshi Motoyama, também com Nissan, e o carioca Roberto Streit, que vai estrear com Toyota SC430 ao lado do sueco Bjorn Wirdheim e o japonês Akira Iida.
Nos treinos livres de hoje nos 5.807 metros do seletivo circuito nipônico, os mais rápidos foram o francês Loic Duval e o japonês Katsuyuki Hiranaka, apenas 14º colocados no campeonato, usando pneu Dunlop em seu Honda NSX, com a marca de 1min55s470, seguidos do irlandês Ralph Firman e o japonês Takuya Izawa, com o mesmo carro, mas equipados com pneus Bridgestone. Fábio Carbone ficou com o nono tempo, João Paulo de Oliveira foi o 11º, a melhor posição de equipe que usa pneus Yokohama, logo seguido de Roberto Streit. Líderes do principal certame de GT do Oriente, os japoneses Ryo Michigani e Takashi Kogure, com Honda NSX/Bridgestone ficaram apenas no 15º posto.
O experiente João Paulo acredita que poderá melhorar o seu carro para tentar uma melhor posição de largada, que não será fundamental, pois vai prevalecer a estratégia para os pit stops de reabastecimento e troca de pilotos. O carro não está muito no chão. Precisamos acertar ainda mais, explicou. Os pneus também não estão funcionando muito aqui, o asfalto é muito abrasivo, falou sobre os Yokohama, que funcionam bem sob altas temperaturas. Se entrarmos na turma da super pole, estaria muito bom, fala sobre os cinco mais rápidos que brigarão pela posição de honra.
Veja os mais rápidos nos treinos livres dos 1000 Km de Suzuka
1º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1m55s470;
2º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1m55s918;
3º) Sebastien Phillipe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 1m56s487;
4º) Michael Krumm (ALE)/Masataka Yanagida (JAP)/Dominik Schwager (ALE), Nissan GT-R (B), 1m56s552;
5º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP)/Carlo Van Dam (BEL), Toyota SC430 (B), 1m56s761;
6º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP)/Kosuke Matsuura (JAP), Honda NSX (B), 1m56s783;
7°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1m57s115;
8º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 1m57s139;
9º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP)/Fábio Carbone (BRA), Nissan GT-R (B), 1m57s158;
10º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 1m57s405;
11º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1m57s422;
12º) Bjorn Wirdheim (SUE)/Akira Iida (JAP)/Roberto Streit (BRA), Toyota SC430 (B), 1m57s505;
13º) André Couto (POR)/Toranosuke Takagi (JAP)/Koki Saga (JAP), Toyota SC430 (B), 1m57s600;
14º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP)/Shigekazu Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1m57s750;
15º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1m57s860.