esportes@cascavelnews.com.br

A quarta etapa do Império Endurance Brasil 2020, foi debaixo de muita chuva para o trio WagnerEbrahim, Werner Neugebauer e Fábio Ebrahim, durante as Quatro Horas de Goiânia, realizada sábado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Com o Ginetta G58 com motor da Giaffone Racing, Fábio, Werner e Wagner realizaram boa prova, apesar da chuva, superando as adversidades com a pista escorregadia e rodadas de muitos carros, com várias intervenções do Safety Car, para a retirada dos veículos acidentados. A prova foi encerrada com Safety Car por causa da pista sem visibilidade e muito escorregadia.

Fábio Ebrahim foi para a largada, partindo da última posição do grid (25º lugar) e desde o início tentou imprimir um ritmo forte de corrida, dentro do possível e foi ganhando posições. Com 10 voltas era o 11º colocado e essa posição foi alternando por causa da falta de visibilidade devido à forte chuva que caiu em Goiânia durante todo o dia. No seu “stint”, Fábio ganhou 12 posições, passou por três Safety Car e com 31 voltas de prova, foi para os boxes para a primeira troca de pilotos e reabastecimento, passando o carro para Werner Neugebauer.

Werner Neugebauer assumiu o comando do Ginetta G58, retornando à pista na 12ª colocação, num momento em que todas as equipes foram para os boxes. Na 33ª volta, assumiu a nona posição e na 43ª passagem já era o 10º colocado, onde se manteve tranquilo por algum tempo, administrando a sua corrida. Na 57ª volta, Werner era o oitavo colocado na Geral e quarto na categoria P1. Werner fez uma boa passagem no seu “stint”, conseguindo andar rápido com pista escorregadia e pouca visibilidade. Aproveitou mais uma intervenção do Safety Car para ir aos boxes, na 61ª volta, para realizar o reabastecimento e a troca de pilotos, passando o carro para Wagner Ebrahim.

O piloto Wagner Ebrahim foi para o seu “stint”, também com muita chuva e manteve o Ginetta G58 na 12ª posição na Geral e 4.º na categoria P1, até a volta 67, quando a prova foi interrompida com bandeira vermelha por causa da chuva. Os carros ficaram parados na reta do Autódromo Ayrton Senna por cerca de meia hora e foi reiniciada com Safety Car. Quando estava para ser dada a relargada, a chuva aumentou e o Safety Car ficou para garantir a segurança dos pilotos. Com 88 voltas o diretor de prova encerrou a prova, após completar 75% da corrida, pois não havia mais condições de prosseguir a disputa.

“Nós lamentamos o encerramento da prova por causa da chuva, mas entendemos a decisão dos Comissários Desportivos, porque com pouca visibilidade e pista escorregadia não havia segurança para os pilotos”, disse Fábio Ebrahim. “Foi um bom aprendizado correr com o protótipo Ginetta G58. Ele é muito rápido e se fosse com pista seca, certamente brigaríamos pelas primeiras posições”, argumentou Werner Neugebauer. “Dessa vez o tempo não ajudou e eu andei muito pouco hoje, mas vamos para a próxima corrida em casa, no AIC, em busca da vitória”, concluiu Wagner Ebrahim.

Resultado final

Após a bandeirada final, com 88 voltas completadas, os 12 primeiros da 4ª etapa do Imperial Endurance Brasil 2020 foram: 1º) Xandinho Negrão/Andreas Matheis/Xandy Negrão (GT3 – Mercedes-AMG), 88 voltas em 3h15m30s761; 2º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (GT3 – Porsche 911), a 3s380; 3º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), a 1 volta; 4º) Fábio Abrunhosa/Lucas Foresti/Luiz Ferrari (GT4 – McLaren), a 1 volta; 5º) Tiel Andrade/Júlio Martini/Paulo Souza (P1 – AJR), a 1 volta; 6º) Sérgio Ribas/Guilherme Ribas/Júlio Campos (GT3L – Aston Martin), a 2 voltas; 7º) André Moraes/Cássio H. Mello (GT4 – Mercedes), a 2 voltas; 8º) Henrique Assunção/Anderson Toso/Fernando Fortes (P1 – AJR), a 3 voltas; 9º) Felipe Tozzo/renan Guerra (GT4L – Ginetta GT4), a 3 voltas; 10º) Monteiro/Alcaraz/Hellmeister (GT4L – Ginetta GT4), a 3 voltas; 11º) Fábio Ebrahim/Werner Neugebauer/ Wagner Ebrahim (P1 – Ginetta G58), a 4 voltas; e 12º) Aldoir Sette/Bruno Smielevski (P3 – MRX), a 5 voltas.

A 5ª etapa do Endurance Brasil está marcada para o dia 28 deste mês, com as Quatro Horas de Curitiba, em Pinhais (PR).