esportes@cascavelnews.com.br

Pilotos e equipes de todo o Brasil estão prontos para o início da 22ª edição das “500 Milhas de Londrina”, tradicional prova do automobilismo paranaense, que será realizada no Autódromo Ayrton Senna de amanhã a sábado. A corrida será disputada em 800 km, ou 263 voltas, em pouco menos de seis horas, no traçado de 3.055 metros. A largada está prevista para às 16 de sábado e a chegada para às 22 horas, seguida de pódio às 23 horas. A prova que terá também a última etapa do Campeonato Brasileiro de Sport Protótipos (Top Series) é organizada por Beto Borghesi, Aloysio Moreira e Daniel Procópio, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
A 22ª edição das “500 Milhas de Londrina” será disputada nas seguintes categorias: Grupo I Geral: Força Livre; Grupo II: Protótipos Nacionais até 2.000cc e 620 kg; Grupo III: Força Livre Light acima de 2.001cc e 1.000 kg; Grupo IV: Formula Spyder até 2.000cc; e Grupo V: Marcas 1.6. Os treinos livres começam na quinta-feira (12/12), e os treinos classificatórios acontecem na sexta-feira, na competição que fecha as atividades do calendário automobilístico paranaense de 2013.
Entre as equipes de Gran Turismo nacionais, destaque para o trio paulista Xandi Negrão, Chico Longo e Xandinho Negrão, com presença garantida no grid das “500 Milhas de Londrina 2013”, pilotando a Ferrari F458 (GT3). Outro trio paulista, Eduardo Souza Ramos, Guilherme Espinelli e Leandro Almeida, vão correr com o Porsche 911 (GT3).
Representando Curitiba, a equipe WCR/Le Lac vai participar da prova com um Peugeot 207 2.0, Protótipo de Endurance, no Grupo IV, onde os pilotos José Cordova, Marcos Ramos e Marcelo Karan vão em busca da vitória na categoria das “500 Milhas de Londrina”. Os patrocinadores da equipe são: Grupo Le Lac, Nagazaua Tintas, Biroska, Café Trentino, Autoplast Motores e Designs Comunicação Visual.
A Equipe Sermann Racing Sport terá os pilotos Algacir Sermann Filho, Beto Cazuni e Beto Baú (Poliservice/Biotrat), que querem mais uma vitória no Grupo IV, pilotando o Gol 2.0, n.º 30. O segundo carro da equipe Sermann Racing Sport será o Gol 1.6 n.º 10, no Grupo V, comandado pelos pilotos paranaenses Rodrigo Tassi, Luiz Ferreira e Algacir Sermann Filho, com o apoio da Tassifer, será um trio forte, candidata ao título das 500 Milhas, em sua categoria. A equipe conta com preparação técnica do experiente Beto Cazuni, piloto e preparador de renome nacional.
Outro paranaense que deve fazer bonito em Londrina é Luiz Ernesto Bley Jr (Norpave/Consórcio Nacional Volkswagen), correndo no Grupo II, com um protótipo, que ainda está negociando. O piloto catarinense Leomar Fendrich Jr (Ceraflame, Senna Automóveis, NW Confecções, TAG Transportes, Artemetal, Transescape Logística, Hidraprev e Jornal A Gazeta) vai andar com um protótipo Spyder n.º 77, da equipe Totti Racing, em dupla com Leo Yoshii, no Grupo III, categoria que venceu em 2012, formando dupla com Jansen Bueno.