FLORIANÓPOLIS – Santa Catarina volta a ser a sede do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, agora com a quarta etapa, o Rali de Tijucas entre os dias 19 e 20 de julho.
A já tradicional prova deverá reunir cerca de 20 duplas em cinco categorias em uma prova onde as altas velocidades serão marcantes, alternando com trechos travados e piso bom. A prova terá três trechos cronometrados que serão repetidas três vezes, totalizando nove especiais.
Uma das atrações do Rali de Tijucas é a P4. Uma avenida de terra com dois quilômetros de extensão e no final uma curva de 90 graus onde o público pode ver de perto os carros da categoria N4 (carros 2.0, turbo, 4×4) chegar perto dos 200 km/h e fazer a curva praticamente de lado. Em todas as edições anteriores, um grande público se reúne para assistir a prova nesse local, onde os carros passam por seis vezes.
Como na edição anterior a tradicional Feijoada, oferecida pela Fauesc, deverá reunir cerca de 500 convidados que aproveitarão o momento para confraternizar e assistir ao rali numa estrutura especialmente montada na P4.
A expectativa do Rali de Tijucas é de muita disputa em todas as categorias. Na N4 o empate entre os líderes promete acirrar mais ainda a briga pela liderança, pois as duas duplas praticamente estão em casa. Edio Fuchter com Gilvan Jablonski e Osvaldo Scheer com Gilson Rocha somando 26 pontos. Em seguida vem Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo com 20 pontos.
Também empatados no número de pontos estão as duplas da categoria A6 (1.6 com preparação). Leandro Brustolin e Daniel Ceconello somam 18 pontos, assim como a dupla pai e filho, Marcos e Roger Valandro. Logo atrás vem Luciano Fleck e Eduardo Morelli, com 16.
Na categoria N3 (até 2.0 sem preparação) está a única dupla invicta no campeonato com três vitórias em três provas, os catarinenses Luis Tedesco e Rafael Furtado, somando 30 pontos. Em segundo vem os mineiros Eduardo Cunha e Eduardo Soneca, com 13, e em terceiro outra dupla mineira Fabiano Altomar e Carlos lapertosa, com 8 pontos.
A categoria N2 (1.6 sem preparação) tem apresentado boas disputas e resultados com poucas diferenças. A liderança é de Bernardo Koller e Sidinei Broering, com 28 pontos tendo em segundo lugar Ulysses Bertholdo e Armando Miranda, com 26. Em terceiro vem Fábio Dall Agnol e Marcelo Dalmut, com 18 pontos.
A categoria dedicada às novas duplas, a N2 Light tem duas duplas empatada na liderança. Eduardo Scheer com Geferson Pavinato e Thiago Mocelin e Robson Giacomel com 23 pontos. Em seguida vem Marcelo Franco e Carlos Morales com 12.
O Rali de Tijucas terá ao todo 183 quilômetros sendo que 125 de trechos cronometrados e 58 de deslocamentos. O trecho estará aberto para reconhecimento a partir das 13 horas de sexta feira e continuará no sábado até às 17 horas. A largada promocional está marcada para às 20 horas e sábado na Avenida Beira Mar, em Florianópolis, junto ao monumento do soldado.
A largada da primeira especial será às 9 horas e domingo e o encerramento está previsto para às 19 horas, com a premiação no mesmo local da largada promocional.
O Rali de Tijucas tem organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Supervisão da CBA.