Nem um semi-eixo partido impediu o Lexus-Riley nº 60 de completar a 45ª edição da Rolex 24 at Daytona. O carro da equipe Michael Shank Racing (MSR) teve um problema com o semi-eixo partido durante a longa noite de Daytona, e este foi somente um dos vários problemas que atingiu o protótipo do quarteto formado por Oswaldo Negri, Mark Patterson, Helio Castroneves e Sam Hornish Jr.
A equipe, que foi a mais rápida no último treino livre, acabou se acidentando na volta de classificação, e com isso foi obrigada a largar de um longínqüa 40ª posição no grid. Negri tomou os comandos e até o final do seu primeiro stint (condução) com duas horas de prova, já ocupava a quarta posição na classificação geral.
Negri entregou o carro para Helio Castroneves, que manteve o carro nesta posição até entregar o volante para seu companheiro de equipe na IRL, o norte-americano Sam Hornish. Com o tricampeão da IRL começaram os problemas. Primeiro o carro parou e teve de ser rebocado aos boxes; rapidamente a equipe consertou o defeito e devolveu o carro à prova.
Logo depois um novo problema deixou o carro imobilizado, desta vez do lado oposto da pista, e perdeu várias voltas até ser levado de voltas aos boxes. Apesar de cair da primeira página dos monitores, os pilotos da MSR continuavam a imprimir forte ritmo, e seguiam em franca recuperação.
Por volta da meia-noite, Castroneves foi atingido por trás na curva 3. A batida danificou muito a carroceria do Lexus-Riley, e mesmo com o concerto a parte aerodinâmica do conjunto ficou comprometida. Negri e companhia seguiam determinados, e nem a pesada chuva que caiu durante a noite impediu os esforços do time sediado em Ohio.
Na última hora de prova a equipe já tinha retornado aos top ten, e na volta final o sul-africano Mark Patterson ultrapassou o Ford Crawford de Labonte/Valiante/Finlay/ McDowell, recompensando toda equipe com um excelente nono lugar, nesta que foi a prova de abertura da temporada 2007 do Grand American Rolex Series.
Este foi um grande resultado, depois de toda a dificuldade que nós tivemos durante todo fim de semana. Nosso fim de semana mais se assemelhou a uma grande montanha russa, depois de termos conquistado o melhor tempo no último treino livre. Na volta de qualificação veio a batida, e tivemos de lutar muito com todos problemas até conquistar este nono lugar na último volta, disse o brasileiro. Realmente foi fantástico. Estes sujeitos nunca desistiram e não existe uma equipe que seja mais dedicada e coloque mais o coração no que fazem que a MSR, terminou Negri, elogiando sua equipe.
A vitória nesta prova, que chegou a ser paralizada com bandeira vermelha por duas horas para conserto de uma extensão de 40 metros de guard-rail, ficou com o quarteto formado por Juan Pablo Montoya/ Scott Pruet e Salvador Duran. A próxima etapa será no próximo dia 03 de março, no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, México.
Confira o resultado final da 24 Horas de Daytona
1º) Pruett/Duran/ Pablo Montoya (Chip Ganassi – Lexus Riley), 668 voltas
2º) Duno/Carpentier/Manning/Dalziel (SAMAX – Pontiac Riley), 668
3º) Taylor/Angelelli/Gordon/Magnussen (SunTrust Racing – Pontiac Riley), 666
4º) Haywood/ France/Barbosa/Moreno (Brumos Porsche – Porsche Riley), 662
5º) Wilkins/Empringham/Frisselle/Frisselle (Lexus Riley), 657
6º) Yasukawa/Enge/Festa/Montana (SAMAX – Pontiac Riley), 655
7º) Gidley/Gollin/Jourdain/Servia (Doran Racing – Ford Doran), 655
8º) Morgan/Morgan/Bernhard/Zacharias (TruSpeed Motorsports – Porsche Riley), 636
9º) Patterson/Negri Jr/Castroneves/Hornish Jr (Michael Shank Racing – Lexus Riley), 628
10º) Finlay/Valiante/Labonte/McDowell (Finlay Motorsports – Ford Crawford), 627