esportes@cascavelnews.com.br

A nona e última etapa dos Campeonatos Paranaense e Copa Paraná de Velocidade na Terra definiu os últimos campeões ontem, no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). A prova foi organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), revelou os seguintes campeões: Stive Tokarski na categoria Novatos, Luís Ricardo Kavilhuka na Turismo, Christiano Bornemann na Marcas, Tancredo Rocha Faria na Stock Car, e Ivan Ribeiro da Silva na Hot Dodge. A Fusca Velocidade está “sub-judice” aguardando julgamento da FPrA.
A categoria Marcas teve a decisão mais emocionante dos últimos anos, com a disputa entre Christiano e José Bornemann (pai e filho), no sábado, num “pega” sensacional e leal, que levou ao delírio o público presente ao Afonso Pena. Christiano Bornemann (Top Race/WD-40) largou da segunda posição e José Bornemann (Aniseski/Bana Pneus/Nitaplast), da última. Com problemas em se carro, Christiano perdeu duas posições e teve que defender o quarto lugar com seu pai, até o carro de José quebrar. No domingo, as posições de largada se inverteram, entrando ainda da luta pela vitória Stive Tokarski e Raul Andretta. Ao fim de 25 voltas, a vitória foi de Stive Tokarski, com tempo de prova de 25m40s113, seguido de Christiano Bornemann, Wilson Kavilhuka, Arlei Tucholski, José Bornemann e Raul Andretta. Christiano Bornemann marcou a volta mais rápida da prova na 19.ª passagem, com o tempo de 59s435, à média de 93.884 km/h.
Hot Dodge
Um dos destaques da última etapa foi sem dúvidas Ivan Ribeiro da Silva (Euro Car), que largou na pole-position e venceu as duas baterias realizadas no sábado, na categoria Hot Dodge. No domingo, novamente não deu chances a seus concorrentes e venceu as duas baterias disputadas, mesmo com o título de campeão já garantido, acelerou forte dando mais um show de pilotagem. Ivan ficou um ano fora das competições por falta de patrocínio, mas em 2006 voltou com força total.
Fusca Velocidade
Durante os treinos classificatórios realizado no sábado, a pole foi conquistada por Rogério Melani (Rancho Brasil), com o tempo de 1min00s629, seguido de Sérgio Chulik, Nando, Milton Batista e Júlio César Carvalho. Dada a largada para a primeira bateria, Rogério Melani teve problemas no motor de seu carro e parou no box várias vezes saindo da briga pela vitória. Ao fim de 14 voltas, venceu Sérgio Chulik, seguido de Milton Batista e Paulo Roberto Lima. Na segunda bateria, nova vitória de Sérgio Chulik, seguido de Milton Batista e Rogério Melani, que largou das últimas posições e fez boa corrida de recuperação. Resultado Final: 1º) Sérgio Chulik, 22 pontos; 2º) Milton Batista, 18; 3º) Paulo Roberto Lima, 15; 4º) Sandro Hang, 10; 5º) Alexandre Darzut, 9; e em 6º) Rogério Melani, 8.