esportes@cascavelnews.com.br

Será realizada domingo a nona e última etapa do Campeonato Paranaense e a oitava e penúltima etapa da Copa Paraná de Velocidade na Terra 2006, no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Os campeonatos estão em fase decisiva na decisão dos campeões. A prova será organizada pela AGV Promoções e Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), disputada nas categorias Fusca Velocidade, Novatos, Turismo, Marcas, Hot Dodge e Stock Car.
A disputa mais apertada do ano da Velocidade na Terra é a dos pilotos Christiano Bornemann (Top Race/Embretech/WD-40), e seu pai José Bornemann na Marcas, ambos correndo pela equipe Ávila Racing. Chris liderou quase todo o campeonato, mas a quebra do comando de válvulas na última etapa fez com que o piloto ficasse em desvantagem de dois pontos na etapa final. “Será uma corrida duríssima, pois são várias as chances de eu ser campeão. Mas a única sem depender de resultados dos outros é fazer a pole-position nos trinos classificatórios e vencer a corrida, ou seja, dar tudo certo desta vez”, declarou o piloto Christiano Bornemann.
Para o piloto José Bornemann (Cefec/Nitaplast), esta é uma disputa em família, pois somente ele e o seu filho Chris têm chances de chegar ao título na categoria Marcas. “O título já está garantido para o clã dos Bornemann. A disputa deste fim de semana será para saber quem levará a melhor eu ou ele. Na pista não darei moleza para o Christiano, vou usar toda a minha experiência para tentar conquistar meu nono título de campeão. Mas de qualquer forma, independente de quem ganhar o campeonato, o título da categoria Marcas estará em boas mãos, pois vencemos mais que os demais pilotos nesta temporada”, disse José Bornemann (Moltecni/Aniceski/Bana Pneus).
Fusca Velocidade
Depois da vitória na etapa de Ponta Grossa, o piloto Rogério Melani (Rancho Brasil/Infohause), entra novamente na “briga” pelo título da Fusca Velocidade do Paranaense e da Copa Paraná. “Mudamos para a equipe Bino Car Competições e estreamos com vitória em Ponta Grossa. Estou na liderança do Paranaense e em segundo lugar na Copa Paraná. Vamos com tudo em busca de mais uma vitória, para tentar conquistar o Paranaense neste domingo e levar a decisão da Copa para a última etapa em dezembro”, argumentou Rogério Melani (Rancho Brasil/Infohause).
Hot Dodge
Se vencer neste fim de semana novamente, o piloto Ivan Ribeiro Silva (Gallego Embregem/Authentica/Super Mercado Santos), pode conquistar o título dos dois campeonatos na categoria Hot Dodge. “Estamos colhendo o que plantamos. Foi um ano onde trabalhamos muito até encontrar o acerto ideal do meu Dojão e agora chagamos ao fim da temporada em condições de conquistar os títulos. Vou me empenhar para que isso aconteça nesta etapa em São José dos Pinhais, pois aqui estamos correndo em casa”, concluiu Ivan Silva (Trilha Euro Car/LC Costa/Aviário Ziu).