esportes@cascavelnews.com.br

Depois de 19 anos, o Autódromo de Araucária recebe a quarta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra e Copa Sul, que acontece sábado e domingo. A prova será organizada pela Terra Evenntos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), e disputada nas categorias Autocross, Fusca Velocidade, Novatos, Turismo, Marcas, Hot Dodge e Stock Car.
Com três etapas realizadas, a categoria Marcas tem sido a mais disputada da temporada 2007. Christiano Bornemann (WD-40/Embretech) venceu a primeira corrida em São José, Stive Tokarski a segunda, em Ponta Grossa, e Raul Andretta a terceira, em São José. Christiano se lembra do Autódromo de Araucária, de quando era garoto e vinha assistir seu pai, José Bornemann correr. “Será uma prova especial, pois foi aqui que comecei a sonhar em ser piloto campeão, assistindo meu Pai correr. Nova pista, novo acerto e novos desafios. Este é o clima perfeito para buscar a vitória e reassumir a liderança do campeonato. Treinamos muito no intervalo das etapas e quero estar entre os primeiros no domingo”, disse Chris Bornemann (Mundial Prime/Auto Peças Araucária’s).
Para o experiente piloto José Bornemann (Cefec/Bornemann Juntas), a corrida deste fim de semana tem um sabor especial. No dia 24 de junho, fazem 23 anos do acidente sofrido pelo piloto em Cascavel, onde quebrou os dois braços e ficou um dia em coma. “Quero comemorar com a primeira vitória na temporada 2007. Corri em 87 e 88 no Autódromo de Araucária, mas é a única pista de terra do Paraná onde não venci. Mais um motivo para eu me empenhar ao máximo e buscar a vitória”, brincou José Bornemann (Moltecni/Bana Pneus/Marka).

FUSCA VELOCIDADE – O piloto curitibano Rogério Melani (R2/Online), que está se recuperando de um acidente de moto, é o destaque da categoria Fusca Velocidade 2007, depois de vencer cinco das seis baterias disputadas. “Meu joelho ainda dói, mas até domingo acho que estarei recuperado. Com o meu desempenho desta temporada, sou o homem a ser batido na Fusca Velocidade, o que me estimula ainda mais”, declarou Rogério Melani (R2/Online).
Com três etapas realizadas, Rogério Melani é o líder da Fusca Velocidade com 66 pontos, seguido de Fabrício Rossato, 59, e Sérgio Chulik, 46. “Tenho que aproveitar esta etapa para administrar minha vantagem na liderança. Não preciso vencer, mas estar entre os três primeiros nas duas provas, que manterei a ponta”, concluiu Rogério.

HOT DODGE – Mesmo sem ter participado de todas as etapas, Ivan Ribeiro Silva (Trilha Euro Car/Galleno), está em sexto lugar no Paranaense de Velocidade na Terra, categoria Hot Dodge. É que Ivan só conseguiu patrocínio para a terceira e quarta etapas do campeonato. Mesmo assim, mostrou estar em forma, durante a terceira etapa em São José dos Pinhais, onde fez a pole e venceu a primeira bateria, na segunda corrida, ficou em terceiro lugar, depois de ter sofrido acidente, que chegou a interromper a prova com bandeira vermelha.
“Não deu para vencer as duas na etapa passada, pois me envolvi no acidente. Com o carro reformado para a corrida deste domingo, pretendo conquistar novamente a pole e se possível vencer as duas corridas, para fechar minha participação em 2007 com chave de ouro. Será difícil, mas vou me empenhar ao máximo”, concluiu Ivan Ribeiro (Authentica/Amanda).