Uma nova expectativa está criada no kartismo gaúcho e brasileiro. Depois do anúncio de que seria construído e das notícias do andamento de suas obras, o Velopark, o maior parque de velocidade da América Latina, já tem data marcada para a inauguração de seus dois kartódromos.
A prova inaugural será realizada nos dias 29 e 30 de março, com a disputa de quatro corridas, para as quais estão sendo convidados e esperados pilotos de todo o Brasil, os quais terão à sua disposição em São Paulo ônibus e caminhão para transporte de mecânicos e equipamentos. A principal delas será a 500 Milhas do Velopark, para a qual será destinada uma premiação de R$ 20 mil.
As 500 Milhas do Velopark serão divididas em duas categorias. Uma delas será a mesma que compete nas 500 Milhas Granja Viana e a outra seguirá de acordo com o formato das 12 Horas de Tarumã, com os karts sendo fornecidos pela organização, em sistema de sorteio.
Além das 500 Milhas do Velopark, serão disputadas outras três corridas, para a Cadete, membros da imprensa especializada de todo o Brasil e nomes lendários do automobilismo gaúcho de todos os tempos.
Da Cadete participarão 15 pilotos de todo o Brasil, que pagarão uma inscrição simbólica e terão à sua disposição 15 karts novos, recém adquiridos pelo Velopark e fornecidos através de sorteio.
A programação prevê treinos para as 500 Milhas na sexta (dia 28). No sábado (29) acontecerão treinos para todas as categorias e o início das provas será às 18h30, com a corrida da Cadete. Na seqüência será realizada a prova para a Imprensa, seguida pela cerimônia de inauguração. Após isto, os legendários do automobilismo gaúcho farão sua corrida e a largada das 500 Milhas do Velopark será dada à meia-noite do dia 29 de março. Pretendemos fazer uma festa de inauguração de acordo com o significado e a grandeza do Velopark para o automobilismo e kartismo brasileiro. Esperamos a presença das grandes equipes do Brasil para abrilhantar nossa festa, diz, entusiasmando, Jhonny Bonilla, um dos administradores do Velopark.
A pista será aberta na sexta-feira (28) e esta será a primeira vez em que um kartista terá andado no Kartódromo do Velopark. Ninguém andou na pista ainda e ela só será aberta no primeiro dia de treinos da prova de inauguração, a sexta-feira, garante Bonilla, ressaltando o caráter de igualdade para pilotos locais e de outros Estados neste aspecto.
Durante esta semana serão divulgados regulamentos, valores e formulário para inscrição antecipada.