O Grande Mestre Giovanni Vescovi conquistou na tarde de ontem o título de Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez de 2006. Na última rodada da competição, realizada no Dobly Internacional Hotel, em Guarulhos, o enxadrista nascido no Rio Grande do Sul venceu Jefferson dos Santos Oliveira, e totalizou 8,5 pontos, ficando com o primeiro lugar na classificação e recebendo o troféu e o prêmio de 2,5 mil reais. Vescovi faturou seu quinto título brasileiro. Participando das festividades em comemoração ao aniversário da Federação Paulista de Xadrez (FPX) o campeão fará o Desafio 65 anos, nos dias 5 e 6 de dezembro, contra Anatoly Karpov, um nome de destaque no xadrez mundial. Trata-se de um match de quatro partidas de 21 minutos.
Reunindo grandes nomes do esporte o 73º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez foi considerado um dos mais fortes e equilibrados de todos os tempos, isso porque contou com a presença, pela primeira vez, de três Grandes Mestres brasileiros na fase final, o que permitiu partidas de alto nível técnico.
Giovanni Vescovi chegou à fase final com 7,5 pontos conquistados e estava empatado com Gilberto Milos e Rafael Leitão, que também brigavam pelo título. Porém, na última partida e decisiva rodada, Vescovi foi o melhor e venceu sua partida diante de Jefferson dos Santos Oliveira, enquanto Leitão empatou com Herman Claudius e Gilberto Milos perdeu para Alexandr Fier.
O campeão falou com grande satisfação da vitória. Essa é uma importante conquista. Estou muito feliz com o resultado, mas reconheço que não foi fácil, aliás, esse é o campeonato mais disputado que tenho lembrança, reunindo os mais fortes enxadristas do Brasil, comemorou Vescovi.
Giovanni está muito animado para o confronto com Anatoly Karpov na terça e quarta-feira. Esse encontro é muito motivador. Ele é uma referência no esporte e certamente faremos uma boa partida. Isso sem falar que das três vezes que joguei com ele em partidas oficiais, conquistei uma vitória e dois empates, então fica um gostinho de manter a situação a meu favor, brincou o enxadrista de 28 anos.
Além do Desafio 65 anos, com Giovanni Vescovi atual campeão brasileiro nos dias 05 e 06, realizado no Hall do Dobly Internacional Hotel, Karpov também fará duas simultâneas, a primeira com empresários da cidade de Guarulhos, nesta segunda-feira, e a outra com crianças que fazem parte do projeto Segundo Tempo, no dia 07.
Confira o resultado da final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
1º) Giovanni Vescovi, 8,5 pontos
2º) Rafael Leitão, 8,0
3º) Gilberto Milos, 7,5
4º) Herman Claudius, 7,0
5º) Felipe El Debs, 6,5
6º) Alexandr Fier, 5,5
7º) James Mann, 5,5
8º) Diego Di Bernadino, 4,5
9º) Eduardo Limp, 4,5
10º) André Diamant, 3,5
11º) Jefferson Peliquian, 3,0
12º) Jefferson dos Santos Oliveira, 2,0