O piloto paulista Victor Franzoni já está em Alcaniz, na Espanha, para representar o Brasil, neste final de semana, na segunda etapa do Trofeo Academia de Kart, que reúne 32 competidores de quatro continentes e é promovido pela CIK/FIA. Franzoni já teve seu primeiro contato com o equipamento que será utilizado na competição.
Atual campeão Brasileiro de kart na categoria Graduados, Franzoni chegou na Espanha e foi direto para o circuito de Alcaniz. É uma pista com mais de 1.700 metros, com subidas e descidas. É uma pista muito legal e bem diferente, contou o piloto. Logo na minha chegada, encontrei um piloto que disputou o campeonato na Malásia comigo em 2009. Trocamos algumas ideias e consegui me ambientar melhor, completou o paulista, que em 2009 foi vice-campeão do Red White Sangari Kart Grand Prix, disputado na Malásia. O Trofeo Academia é considerado o novo Campeonato Mundial de Kart, onde os pilotos, entre 13 e 15 anos, passam por avaliações de conhecimentos gerais sobre o kartismo. Amanhã, teremos quatro treinos de 15 minutos cada. Meu kart chegou hoje, todo desmontado. Montamos ele e já ligamos o motor para deixar tudo em ordem para amanhã, disse Franzoni. A prova de conhecimentos será nesta sexta-feira pela manhã. É algo diferente, mas eu já estudei bastante, garante.
Mesmo sem ter disputado a primeira etapa, realizada em julho, na Alemanha, Franzoni acredita que poderá ter um bom desempenho. O equipamento utilizado é igual para todos os pilotos. O chassi é da marca Parolin, o motor é FIM e os pneus Dunlop. O único problema aqui, por enquanto, é o calor, conta o paulista.