esportes@cascavelnews.com.br

Alguns já imaginavam que isso poderia acontecer. Mas ninguém pensou que a categoria Carros pudesse sofrer uma reviravolta tão dramática quanto a que ocorreu hoje, durante a nona etapa do Dakar 2007, entre as cidades de Tichit e Néma, na Mauritânia. Recapitulando: até a primeira metade da prova, quando a caravana chegou ao seu dia de descanso, a Volkswagem dominava de forma inédita a tabela geral do Dakar, colocando quatro Touareg oficiais nas primeiras quatro colocações, vencendo nada menos que seis das oito etapas disputadas. Enquanto isso, a Mitsubishi, campeã das últimas seis edições da prova, parecia em estado crítico, com todos os seus Pajero sofrendo problemas.
Ontem, na primeira etapa após o dia de descanso, alguns sinais de que a balança poderia mudar foram dados pelo recordista de títulos (seis) no Dakar, o francês Stephane Peterhansel, e seu compatriota, o atual campeão Luc Alphand. Os dois assumiram respectivamente a 2ª e a 3ª posições da classificação, favorecidos por alguns problemas enfrentados por Carlos Sainz (que até então se revezava na liderança junto com seu parceiro de equipe, o sul-africano Giniel de Villiers). Hoje, ocorreu o improvável: no quilômetro 129 da especial, o motor do Touareg de Villiers pegou fogo. Na seqüência, o carro de Carlos Sainz (que vinha liderando todas as parciais do dia) pára também, vítima de problemas mecânicos.
O vencedor da etapa acabou sendo o buggy do francês Jean-Louis Schlesser, com o tempo de 5h32min03s. Na seqüência, toda a esquadra oficial da Mitsubishi, em ordem: Alphand, Peterhansel, Hiroshi Masuoka e Nani Roma. Não se sabe exatamente qual o nível de desespero que se abateu sobre o pessoal da equipe Volkswagen, mas uma coisa é certa: mesmo sem ter vencido nenhuma etapa do Dakar até agora, a Mitsubishi assume a liderança da classificação geral, com Peterhansel em primeiro e Alphand em segundo. O VW Touareg mais próximo, do americano Mark Miler, está à mais de duas horas de distância de Peternhansel, em sexto lugar. Sainz e De Villiers ainda não completaram a especial – o espanhol e o sul-africano estão sendo melancolicamente rebocados até Néma, o destino de hoje. Desde 1989, quando o finlandês Ari Vatanen ganhou o segundo de seus quatro títulos, o vencedor do Dakar sempre chegou ao dia de descanso já liderando a prova. Esse ano, as coisas serão bem diferentes.
“Realmente é uma situação curiosa estar na liderança do rali sem ter vencido uma única especial”, admite o próprio Peterhansel. “Passar pelo Villiers parado e ver seu carro com princípio de incêndio foi inacreditável”, disse o francês, logo após chegar ao bivouac em Néma.

Veja a classificação geral da categoria Carros após a 9ª etapa
1º) Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mitsubishi), 33h43m23s
2º) Luc Alphand/Gilles Picard (Mitsubishi), a 07m50s
3º) Nasser Saleh Al Attiyah/Alain Guehennec (BMW), a 1h23m21s
4º) Jean-Louis Schlesses/Arnaud Debron (Schles-Ford-Raid), a 1h25m32s
5º) Hiroshi Masuoka/Pascal Maimon (Mitsubishi), a 2h13m44s