Após conquistar o primeiro lugar no campeonato de pilotos com Renato Martins na Fórmula Truck em 2006, a Volkswagen terá como meta a partir desta temporada não apenas a busca de mais um título, mas também a preocupação com a preservação ambiental.
A montadora será a primeira da categoria a compensar as emissões de gases dos seus veículos. Para isso, a Fundação SOS Mata Atlântica plantará mil árvores nativas em áreas degradadas do Sul Fluminense, em uma iniciativa inédita no automobilismo brasileiro. Considerando-se o porte do investimento realizado, ação semelhante é feita apenas em competições internacionais, como a F-1.
A Volkswagen neutralizará o carbono produzido não só pelos caminhões de corrida da marca, mas por toda a frota de apoio na competição. A iniciativa já existe nos produtos de fábrica desde 2005, quando os primeiros modelos com motores eletrônicos ganharam um Selo Verde com o plantio de árvores em Resende (RJ). A montadora também foi a primeira do País a pesquisar a mistura de biodiesel ao diesel tradicional inclusive, em 2004, a equipe Volkswagen de rali foi a primeira no Brasil a competir no Sertões com combustível ecológico.
Queremos convidar as outras equipes da Truck a fazer o mesmo, buscando parcerias ambientais. Todos devem se preocupar com esta questão, disse Alcides Cavalcanti, gerente de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em entrevista coletiva em São Paulo.
Nas pistas, o caminhão Volkswagen Constellation estreou na temporada 2006 da Fórmula Truck da melhor maneira possível, conquistando o título com Renato Martins logo em sua primeira temporada. Desta forma, o objetivo para este ano não poderia ser outro a não ser a conquista do bicampeonato.
Para isso, a Volkswagen reforçou sua presença no campeonato brasileiro, que rivaliza apenas com a Truck Européia em termos de nível técnico, relevância esportiva e presença maciça das montadoras.
Serão seis caminhões, divididos em duas equipes. Na RM Competições, o recordista de vitórias da categoria, Renato Martins, segue formando parceria com a única mulher da Truck, Débora Rodrigues o casal obteve um inédito pódio em 2006.
A grande novidade no time será a estréia de Felipe Giaffone, que no ano passado correu na Fórmula Indy e que fará em 2007 sua primeira temporada completa na Truck, após algumas corridas disputadas em 2005 por outro time. A RM também contará com a volta de Jonatas Borlenghi, que venceu corrida pelo time em 2004, mas ficou fora da Truck no ano passado.
Em 2007, Beto Napolitano deixa a RM e montará seu próprio time, tendo também como piloto Urubatan Helou Júnior, que já correu de F-Ford no Brasil, fez testes na Indy Lights nos EUA e correu na Truck no ano passado.
A nova equipe também competirá com caminhões Volkswagen Constellation e terá em seu comando o experiente Washington Bezerra, dono da equipe WBB na Stock Car, onde conquistou o tricampeonato com o piloto Chico Serra.