esportes@cascavelnews.com.br

A Volta Ciclística do Estado de São Paulo não serve apenas de observação e de treinamento para os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que serão realizados em julho. A competição, que começa domingo e prossegue até o dia 29 por mais de 70 cidades paulistas, somará também pontos importantes no ranking América Tour da União Ciclística Internacional (UCI), que definirá o número de atletas que cada país terá na Olimpíada de Pequim, em 2008.
O Brasil atualmente ocupa o sétimo lugar no ranking de estrada, divulgado no dia 25 de março, com 158,64 pontos. Para ter uma equipe completa na Olimpíada, o país precisa ficar entre os seis primeiros na lista da UCI. “Vamos torcer por um bom desempenho dos brasileiros na prova para somar o maior número possível de pontos”, comenta o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos. “A Volta de São Paulo é da categoria 2.2 e distribui 125 pontos para os oito primeiros colocados no geral.”
A liderança do ranking América Tour é da Colômbia, com 777,96 pontos, seguida da Argentina, com 464,64. O adversário mais próximo do Brasil são os Estados Unidos, sexto colocados, com 196 pontos – 37,36 à frente do Brasil.
“A CBC vai fazer as últimas observações para a definição da equipe de estrada para o Pan-Americano na Volta de São Paulo, que será muito importante também, por causa de suas dificuldades, para o treinamento dos brasileiros, que enfrentarão ciclistas da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela”, lembra o dirigente. “Provas como esta são importantes para desenvolver um calendário forte internacional interno”.
A quarta edição da Volta Ciclística do Estado de São Paulo, que terá 1.558,26 quilômetros de distância total, reunirá cerca de 130 atletas de 17 equipes. A caravana passará por cidades importantes, com paradas e largadas em São José dos Campos, Atibaia, São Carlos, Ribeirão Bonito, Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e São Paulo.
A abertura da competição, que reunirá atletas de seis países, será no Autódromo de Interlagos, no domingo, seguindo no mesmo dia para São José dos Campos.