esportes@cascavelnews.com.br

Mais uma vez o Norte do Paraná recebe as `feras´ do ciclismo nacional. É a disputa da 4ª edição da Volta Ciclística Internacional do Paraná, que este ano contará com a participação das 14 melhores equipes nacionais e equipes internacionais convidadas num total de 120 atletas. A competição que tem largada amanhã será disputada até o próximo dia 20. Esta prova, que já está virando tradição, faz parte do UCI (União Ciclística Internacional) América Tour, valendo pontos para o ranking internacional da modalidade. Também já conta pontos para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Além disso, a prova será o teste definitivo para a convocação da seleção que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, programados para o Rio de Janeiro dentro de 2 meses.
Os atletas serão selecionados pelos técnicos Mauro Ribeiro (Estrada) e Adir Romeo (Pista).
No total serão percorridos cerca de 700 km nas estradas da região. As sedes serão as cidades de: Bela Vista do Paraíso, Londrina, Ibiporã, Jaguapitã e Rolândia. As largadas ocorrerão diariamente as 9 horas nas cidades- sede diariamente.
No ano passado, o campeão da prova foi o catarinense Márcio May com 15h48m01. O segundo colocado foi Jorge Giacinti, do Chile, a 2 segundos. Por equipes, o título ficou com a Scott/Marcondes, de São José dos Campos, com 47h26m57, seguido da Ces/São Caetano do Sul/Sundow, com 47h28m8..
As equipes que vão correr atrás do título na edição deste ano são as seguintes: Scott/Marcondes Cesar/Fademp/S. Jose dos Campos-SP, Memorial/Santos/Giant/Vzan/Oakley-SP, Sales Supermercados/Barbacena-MG,Cesc/Sundown/Nossa Caixa-S Caetano-SP, Kennex Computadores/Unilance/Kuruma/Suzano-SP, Flying Horse/Caloi/AA Metodista/S Bernardo do Campo-SP, Avaí FC/Florianopolis/Senac/APGF-SC, Peels Capacetes/Caloi/Iracemapolis-SP, São Francisco/Nossa Caixa/Ribeirão Preto-SP, Team Vale/Sejep/Pindamonhangaba-SP, União/Assis/Amea-SP, Clube DataRo de Ciclismo-PR, PM Santana de Parnaiba/Vicini/Kenda/DKS/NC-SP, e Paraguai.