esportes@cascavelnews.com.br

Os irmãos Wagner e Fábio Ebraim estão prontos para a terceira etapa da Império Endurance Brasil 2020, que será realizada nesta sexta-feira e sábado, no Autódromo Internacional do Velopark, situado em Nova Santa Rita (RS). Após o segundo lugar na P1, durante a segunda etapa, o Team Ginetta Brasil já fez a revisão geral do protótipo Ginetta G58, que está pronto para a disputa das Quatro Horas de Nova Santa Rita, mais uma vez com motor da Giaffone Racing, que fornece para a Stock Car e outros quatro carros da Categoria P1 da Endurance Brasil. Para a etapa do Velopark são aguardados mais de 30 carros no grid. Na temporada 2020 da Endurance Brasil, o Team Ginetta Brasil contará com o apoio da Motul, Valorem, BV Import, Time Line Br e pneus oficias da Yokohama.

Na segunda etapa, realizada no AIC, em Pinhais, Fábio Ebrahim foi para a largada, partindo da sexta posição do grid e desde o início imprimiu ritmo forte de corrida, ganhando duas posições na primeira volta. Com 16 voltas era o terceiro colocado e com 34 voltas completadas assumiu o segundo lugar na Geral e na categoria P1. Durante o seu “stint”, Fábio ganhou cinco posições, passou por dois Safety Car e com 41 voltas de prova, foi para os boxes para a primeira troca de pilotos e reabastecimento.

Wagner Ebrahim assumiu o comando do Ginetta G58, retornando à pista na quinta colocação. Na 43ª volta, assumiu a terceira posição e na 45ª passagem já era o segundo colocado novamente, onde se manteve tranquilo por algum tempo, administrando a sua corrida. Mas infelizmente, na 63ª volta, o Ginetta G58 entrou em modo de segurança e apagou na pista. Wagner esperou o carro reiniciar e foi para os boxes verificar se havia mais algum dano. Retornou à pista em sétimo lugar e em corrida de recuperação ganhou duas posições, onde se manteve até passar o carro para Fábio novamente, na 78ª volta.

O piloto Fábio Ebrahim foi para seu segundo “stint” e mesmo com problemas de rendimento, manteve o Ginetta G58 na 5ª posição na Geral e 2º na categoria P1. Conseguiu administrar bem a sua posição, já que não conseguia acompanhar o ritmo dos líderes, se manteve no segundo lugar da sua categoria, até a volta 125, quando foi para os boxes para a troca de pilotos e reabastecimento, mas o carro já vinha perdendo rendimento. Wagner Ebrahim foi para o “stint” final com objetivo de levar o Ginetta G58 até a bandeirada final e garantir o segundo lugar na categoria, pois com os problemas enfrentados, já estariam no lucro, com apenas 50% da potência do motor. Recebeu a bandeirada final em oitavo lugar na Geral e em segundo lugar da categoria P1. “Foi mais uma corrida de superação, onde administramos os problemas na parte final da prova e ficamos em segundo lugar na P1. Estamos muito confiantes que nessa etapa vamos brigar pela vitória. Realizamos testes com novos componentes e acreditamos que temos condições de buscar a vitória no Velopark”, disse Fábio Ebrahim.

Programação

A programação da Endurance Brasil começa neste quinta-feira (08/10), com a montagem das equipes (das 7 às 12 horas), inscrições (das 9 às 17h30), briefing com chefes de equipes (das 11 às 12 horas) e treino extra (das 13 às 17 horas). Na sexta-feira (19/10), acontecerão três treinos livres oficiais, das 9 às 15 horas, para todas as categorias. Às 15h30 acontece o primeiro Treino Classificatório para todas as categorias e às 15h45 o segundo Treino Classificatório de todas as categorias. Em 30 minutos será divulgado o grid de largada.

E no sábado (10/10), das 8h30 às 9 horas, warm-up da Endurance. Às 10h30, abertura de box. Às 10h40, fechamento de box. Às 11 horas, Hino Nacional com todas as equipes perfiladas atrás de seus carros. Às 11h25, placa de 5 minutos. Às 11h30, largada para a prova Quatro Horas de Nova Santa Rita. E às 16 horas será realizado o pódio geral e em seguida os de todas as categorias, com troféus do 1.º ao 5.º colocados.

Classificação

Com duas etapas realizadas, a classificação da Império Endurance Brasil 2020, na categoria P1 é a seguinte: 1º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), 190; 2º) Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet (P1 – AJR), 160; 3º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (P1 – Ginetta G58), 90; 4º) Emílio Padron/Vitor Gens (P1 – AJR), 75; 5º) Henrique Assunção/Anderson Toso/Carlos Kray (P1 – AJR), e Osvaldo Scheer/Gustavo Martins/Pedro Castro (P1 – AJR), com 65 pontos.