A segunda etapa do TNT Superbike proporcionou uma corrida das mais movimentadas dos últimos anos ao público da motovelocidade ontem no Autódromo Internacional de Curitiba. Disputada com pista molhada, a prova foi vencida pelo paulista José Luís Teixeira Júnior, o Cachorrão. Maycon Zandavalli, paranaense que defende a Spiga Racing, conquistou seu primeiro pódio de 2010, com o segundo lugar, depois de ter liderado nas voltas iniciais.
Sexto no grid, Zandavalli saltou para segundo na largada, momento que teve como destaque a atuação de Diego Pretel, que assumiu a liderança ainda na reta principal, saindo da oitava posição no grid. Zandavalli chegou a liderar a prova da terceira à quarta volta, mas foi superado novamente pelo adversário paulista e, a partir daí, passou a lidar com a pressão que recebia de Teixeira, Alecsandre di Grandi e Rodrigo di Benedictis, todos representantes paulistas.
Cheguei a cair para quarto, mas eu estava em sintonia com a moto, que rendeu muito bem. Tive um pega muito bom com o Pretel, até ele cair, descreve o piloto paranaense, citando a queda que tirou o paulista da disputa pela liderança. Cachorrão foi punido com acréscimo de 20 segundos a seu tempo total de prova, por ter ultrapassado Pretel sob bandeira amarela. Na última volta, tinha mais de 31 segundos de vantagem e, mesmo punido, confirmou a vitória.
Para Zandavalli, o segundo lugar foi motivo para comemoração. Já estou pegando a mão da coisa, avaliou, sem falsa modéstia. Domingo passado ele foi segundo colocado na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro, disputada em São Paulo. Ele atribui a melhora no rendimento à sua participação no Riding School, atividade coordenada em São Paulo por Alexandre Barros, que atuou no Mundial de MotoGP durante várias temporadas.
O Alexandre me mostrou, basicamente, como eu devo pilotar uma moto. Depois que fiz o curso com ele, fui para o pódio no Brasileiro e agora aqui, no TNT Superbike. O meu desempenho nas largadas melhorou bastante, e vendo um cara do nível dele encontrando o limite da moto ali, na minha frente, o meu aprendizado ficou muito mais fácil, descreveu Zandavalli. Estou vivendo um momento de puro aprendizado, a corrida de hoje também foi uma escola e tanto.
A prova curitibana também valeu como quarta etapa do Superbike Series. O campeonato considera os resultados do TNT Superbike e do Pirelli Superbike. Foram quatro vencedores em quatro corridas já realizadas antes de Cachorrão, o topo do pódio havia sido frequentado por Bruno Corano, por Murilo Colatrelli e por Alecsandre Brieda di Grandi. As três provas aconteceram em Interlagos, onde também acontecerá a próxima corrida, no dia 16 de maio.
Após 17 voltas, o resultado da segunda prova do TNT Superbike é este:
1º) José Luiz Teixeira (SP/Pro), 28m13s265
2º) Maycon Zandavalli (PR/Pro), a 11s868
3º) Alecsandre Brieda di Grandi (SP/Pro), a 12s491
4º) Rodrigo Benedictis (SP/Pro), a 27s239
5º) Diego Pretel (SP/Pro-Am), a 28s939
6º) Murilo Colatrelli (SP/Pro), a 39s575
7º) Gustavo Rodrigues (SP/Pro), a 47s353
8º) Claudio Gusso Júnior (SP/Pro), a 1min03s808
9º) Luciano Fracaro (PR/Pro-Am), a 1min03s885
10º) Gilberto Silva Júnior (SP/Pro), a 1 volta
11º) Helder Shade (SP/Pro-Am), a 1 volta
12º) Anderson Fernando (SP/Pro-Am), a 1 volta
13º) Ricardo Pelosini (SP/Pro), a 1 volta
14º) José Albuquerque (SP/Pro-Am), a 1 volta
15º) Júlio César Checchia (SP/Pro-Am), a 2 voltas
16º) Alessandro Ferraz (SP/Pro-Am), a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Victor Moura (PR/Pro-Am), a 7 voltas
Ricardo Kastropil (SP/Pro), a 10 voltas
Melhor volta: Teixeira Júnior, na 14ª, 1min35s459, média de 139,34 km/h
CLASSIFICAÇÃO
Com a vitória, Teixeira Júnior assume a liderança do TNT Superbike com 44 pontos, apenas dois à frente de Di Grandi. Colatrelli passa a ser o terceiro, com 41, e Benedictis, com 38, aparece em quarto. Zandavalli salta de 18º para quinto na tabela de pontos, com 22. Corano, com 17, Pablo Henrique Martins e Gustavo Rodrigues, ambos com 15, Cláudio Gusso Júnior e Alan Douglas, empatados com 14, completam as 10 primeiras colocações.