esportes@cascavelnews.com.br

A temporada de 2011 da motovelocidade brasileira terá início domingo no autódromo paulista de Interlagos. Perto de 150 pilotos são esperados para as provas da primeira etapa do Pirelli Mobil Superbike, competição que integra, ao lado do TNT Superbike, o calendário de competições do Superbike Series Brasil.
A categoria principal do evento é a Superbike, cuja corrida terá largada às 11h35 do domingo, para 15 voltas. Também haverá provas das categorias Superbike Pró-Amador Light/Stock, Kawasaki Ninja 250R, 600cc e 250cc Multimarca/135cc Classic, além de show de acrobacias com a equipe Foça & Ação e de sessões distintas para os participantes das atividades do Moto School.
A Superbike, categoria principal, abre a temporada consultando uma lista extensa de pilotos com reais chances de conquista de vitórias e do título. Lista em que o paranaense Maycon Zandavalli, em seu segundo ano como piloto de motos, faz questão de inscrever seu próprio nome. “Este ano eu venho para a pista para ser campeão”, avisa o piloto de 27 anos, que entra na disputa inscrito com a Honda CBR 1000RR número 28 preparada pela Spiga Racing.
Em 2010, Zandavalli conquistou duas vitórias no Superbike Series, em provas do TNT Superbike – competição que integra os eventos automobilísticos do Itaipava GT Brasil. “Eu não esperava ganhar corridas no primeiro ano, a melhor coisa que poderia acontecer era conseguir uma vitória, e conseguimos duas. Para 2011 a gente está vindo com outra cabeça. Evoluímos o equipamento, posso dizer que aprendi bem mais, e vamos correr atrás desse título”, diz.
Zandavalli foi um dos mais rápidos dos treinos coletivos realizados em fins de janeiro em Interlagos. “Liderei algumas sessões, pudemos ver que a moto está muito competitiva. É aquela história de sempre, esse campeonato está num nível elevadíssimo, com muita gente podendo ganhar corridas, equipes investindo em motos novas, novas marcas. Mas a gente está no páreo. Não há como comparar a minha preparação de agora com a de um ano atrás”, ele ilustra.
Antônio “Spiga” Finardi, chefe da equipe pela qual competem Zandavalli e o paulista Heber Pedrosa Santos, avaliza as previsões otimistas do paranaense. “Chegamos a um estágio em que posso dizer que ganhar o campeonato depende do nosso trabalho, temos toda a condição para isso. A evolução do Maycon como piloto de motos surpreendeu, era apenas o primeiro ano do menino nesse esporte e ele já deu o recado dele. E tem muito mais a mostrar”, aposta.
O Pirelli Mobil Superbike terá seis etapas. O TNT Superbike, que vai abrir a temporada no dia 10 de abril, também em Interlagos, será composto por oito etapas. A soma dos pontos destas 14 corridas vai perfazer a classificação final do Superbike Series Brasil. “Na verdade nós temos três campeonatos, e a meta é conseguir competitividade em todos eles. Nós vamos trabalhar pensando em uma corrida por vez. Vai ser um grande ano para nós”, aposta Zandavalli.