Quando a temporada 2010 do Superbike Series Brasil começou, quatro meses atrás, a meta de Maycon Zandavalli era apenas uma: aprendizado. Novato na motovelocidade brasileira, depois de participações nas três últimas etapas do Campeonato Brasileiro do ano passado, o piloto cascavelense reconhecia o árduo desafio que teria para conquistar bons resultados competindo contra os principais pilotos da modalidade nas 13 etapas do calendário.
O transcurso da temporada, no entanto, tratou de encaminhar Zandavalli a objetivos mais ousados. O meu primeiro desafio no ano foi bem diferente do que eu imaginava, lembra. De fato, um acidente nos treinos da primeira prova, em São Paulo, custou-lhe uma fratura no cotovelo e uma torção no pé, além de quase um mês longe das pistas. Ali eu poderia ter desanimado, mas o que aconteceu foi o contrário, fiquei mais motivado para voltar, disse.
A volta às pistas, um mês depois, não veio acompanhada dos resultados esperados. Tive algumas quedas, estava pagando pela falta de experiência, mas o Spiga, nesse ponto, foi um grande parceiro, destacou, citando Antonio Spiga Finardi, chefe de sua equipe, a Spiga Racing. Ele foi fundamental para me ajudar a atingir um bom nível de competitividade, passou para mim muito da experiência que ele tem. E os resultados começaram a vir, lembrou.
Zandavalli chegou a disputar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, em Interlagos. Foi segundo colocado na classificação geral, após terminar as duas baterias em terceiro. Mas optou por concentrar suas ações no Superbike Series. O segundo lugar sob chuva na etapa de Curitiba e a primeira vitória, confirmada em Interlagos, o fizeram entrar na disputa pela liderança da temporada. Não há como não pensar em brigar pelo título, admitiu o piloto.
O cascavelense ocupa o sexto lugar na classificação do Superbike Series, com 65 pontos. O líder é o paulista Murilo Colatrelli, que tem 105. O campeonato é composto pela soma dos pontos de outras duas competições. No TNT Sjperbike, Zandavalli é o quinto com 50 pontos. Colatrelli e José Luís Teixeira empatam na liderança com 61. No Pirelli Superbike, Colatrelli lidera com 44. Zandavalli soma 15 e é décimo. A próxima etapa, dia 27 de junho, será em Interlagos.