A largada da 30ª Cascavel de Ouro, a mais tradicional prova de longa duração do Paraná e uma das principais do Brasil, terá os pilotos da casa, os cascavelenses Leandro Zandoná e Marco Romanini, com o modelo Fiesta da equipe Ferrari Motorsport, puxando a fila de mais de 40 carros neste domingo, no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. Zandoná ao volante cravou 1m17s866, média de 141.381 Km/h na Super Pole, em que os dez mais rápidos dos dois grupos do treino classificatório, foram devolvidos à pista para um tira-teima de 10 minutos.
Para o pole a posição é importante num grid com tantos carros. O principal de largar na frente é fugir do bolo, escapar de levar um toque, avalia Zandoná. Ele não pensa em estratégia, porque tudo é circunstancial numa corrida de quatro horas, trocar pneus e estratégias, enfim, vão depender de como as coisas andarem, resumiu.
Para o segundo colocado, a dupla Marcel Sedano/Ruslan Carta, pela Flexitron/Hipervisão, o importante na corrida será descobrir o lugar do carro na prova. A partir daí é fazer uma corrida para chegar, avalia Sedano. Primeiro tem que se pensar em terminar a prova para depois pensar em resultado. Nossa posição no grid é um indicativo de como está o carro, mas estratégias, só na hora, diz.
André Bragantini que classificou em terceiro lugar considera um grande resultado. Eles tiveram problemas com o carro saindo de frente durante boa parte dos treinos. A posição no grid está além do nosso carro, só conseguimos acertar com uma mudança radical para a classificação. Para ele a corrida é uma incógnita.
As quatro horas de duração significam um percurso acima de 500 quilômetros. Vai depender muito das entradas do carro de serviço e do tempo para reinício de prova. Na prova do ano passado, foram 172 voltas, que multiplicadas pelos 3.058 metros do circuito somam 520 km, a distância entre Cascavel e Curitiba.
Regularidade era a palavra de ordem entre os pilotos quando o assunto é estratégia de corrida. Não adianta ter um carro rápido, abrir vantagem, desgastando pneus, carro, e ver toda essa vantagem zerada com uma entrada do carro de serviço, diz Juliano Bastos. Pneus é outra loteria ele considera, os três primeiros lugares no ano passado não trocaram pneus.
A prova terá cinco janelas de tempo para reabastecimento e troca de pilotos. A primeira parada terá a janela de tempo dos 35 aos 50 minutos; a segunda, de 13h20 às13h35; a terceira das 14h às 14h15. As duas últimas serão entre 14h40 e 14h55 e entre 15h20 e 15h35, respectivamente.
A corrida terá largada às 12h deste domingo, com duração de quatro horas e transmissão ao vivo do Fox Sports 2 e da Catve. Os ingressos para a prova de domingo serão vendidos nos portões do autódromo a R$ 15. As credenciais de box terão preço de R$ 50. A área vip montada sobre os boxes, que inclui buffet e bar das 10h do domingo ao fim do evento, tem credenciais a R$ 250.
A Cascavel de Ouro é promovida pelo Automóvel Clube de Cascavel, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e conta com os patrocínios de Bianchi Distribuidora de Peças, Prefeitura de Cascavel, Copel, Grupo Ode e Casa Wireless Eletrônicos.
PREMIAÇÃO – Os vencedores da Cascavel de Ouro receberão R$ 20 mil em dinheiro. Haverá premiação de R$ 7 mil para os vice-campeões e de R$ 3 mil para os terceiros colocados, além de bônus de R$ 1 mil para pole, volta mais rápida e maior número de posições conquistadas. A cerimônia de premiação no pódio vai contemplar as duplas e trios que ocuparem as dez primeiras colocações.
Haverá prêmios adicionais. Um piloto da dupla ou do trio que vencer a Cascavel de Ouro terá participação na primeira prova de 2017 do Fara USA, no mês de fevereiro em Homestead, com uma Ginetta G40, com custos de viagem incluídos na premiação. A equipe vencedora também terá isenção de todos os custos técnicos para participação de um de seus pilotos na primeira etapa da série brasileira Sprint Race Brasil na temporada de 2017.
Confira o grid de largada da 30º Cascavel de Ouro
SUPER POLE TOP 10
1º) Leandro Zandoná/Marco Romanini (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), 1m17s866
2º) Marcel Sedano/Ruslan Carta Filho (VW Gol/Stumpf Preparações), 1m18s110
3º) Galid Osman/André Bragantini/Caíto Carvalho (GM Celta/Sensei-Sorbara Motorsport), 1m18s178
4º) Odair dos Santos/Thiago Klein (VW Gol/Paraguay Racing), 1m18s209
5º) Valmor Emílio Weiss/Arial Barranco (VW Gol/RB Motorsport), 1m18s303
6º) Natan Sperafico/Guilherme Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 1m18s318
7º) Ricardo Sperafico/Miguel Laste/ Rodrigo Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 1m18s432
8º) Gustavo Magnabosco/Davi Dal Pizzol (VW Gol/Peim Competições), 1m18s451
9º) Júnior Caús/Marlon Bastos (GM Celta/Caús Motorsport), 1m24s358
10º) Paulo Bento/Gabriel Corrêa/Carlos Souza (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), 2m42s426
TREINO CLASSIFICATÓRIO
(Resultado combinado das duas sessões deste sábado)
11º) Wanderley Faust/Fabiano Cardoso (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 1m18s462
12º) Beto Monteiro/Guilherme Salas/Daniel Kaefer (GM Celta/Sensei-Sorbara Motorsport), 1m18s555
13º) Leônidas Fagundes/Vinicius Fagundes/Guilherme Sirtoli (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 1m18s640
14º) Renato Braga/Leandro Reis (GM Celta/Pimba Competições), 1m18s675
15º) Anderson Portes/Juliano Bastos (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 1m18s824
16º) Edson Bueno/Diogo Pachenki (VW Gol/Paraguay Racing), 1m18s873
17º) Wilton Pena/Jefferson Gomes/Eber Gomes (VW Gol/PaceCar Motorsport), 1m18s899
18º) Wellington Justino/Rodrigo Cruvinel (GM Corsa/MG Sports), 1m18s947
19º) Ângelo Giombelli/Felipe Carvalho/Ingmar Biber (GM Classic/Sensei-Sorbara Motorsport), 1m18s958
20º) Júnior Niju/Michel Giusti (VW Gol/FF Racing), 1min18s966
21º) Lorenzo Massaro/Cleves Formentão (VW Gol/Speed Car), 1m19s206
22º) Raulino Kreis Júnior/Guto Baldo/Marcelo Cancelli (VW Gol/MP Preparações), 1m19s227
23º) Gustavo Myasava/Edson Coelho Júnior (GM Celta/Caús Motorsport), 1m19s294
24º) Andrei Tasca/Rogélio Faoro/Paulo Pizzoni (VW Gol/Rally Cascavel Motorsport), 1m19s346
25º) Raphael Reis/Pedro Cardoso (Fiat Palio/L&L Motorsport), 1m19s374
26º) Edson Massaro/Gastão Weigert (VW Gol/Speed Car), 1m19s388
27º) Pedro Pimenta/Vinicius Margiota/Alexandre Navarro (VW Gol/Paraguay Racing), 1m19s423
28º) João Paulo Gelain/Marcelo Beux (VW Gol/Speed Car), 1m19s535
29º) Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (VW Gol/AGB Preparações), 1m19s709
30º) Luiz Fernando Pielak/David Muffato (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), 1m19s719
31º) Gilliard Chmiel/Gelmar Chmiel Júnior (VW Gol/Stumpf Preparações), 1m19s752
32º) Renato Constantino/Luciano Lobão/Rafael Suzuki (GM Celta/Modena Racing), 1m19s799
33º) Leandro Romera/Luc Monteiro/Paulo Salustiano (VW Gol/Speed Car), 1m19s828
34º) Fernando Dalabona/Thiago Azalini (Fiat Palio/Landerson Competições), 1m20s143
35º) Higor Hoffmann/Rodrigo Helger (GM Corsa/Ribecar), 1m20s391
36º) Thiago Oliveira/Thiago Rausis (GM Celta/AGB Preparações), 1m20s448
37º) Fábio Tokunaga/Paulo Henrique/Mário Garibaldi Filho (VW Gol/RPM Escola de Pilotos), 1m20s833
38º) Eduardo Zambiazi/Thiago Menegaz (Ford Fiesta/Cezarotto Motorsport), 1m20s875
39º) Sandro Moura/Cido Morais (VW Gol/Ribecar), 1m22s222
40º) Alexandre Seda/Francisco Júnior/Paul Lanfredi (VW Gol/RB Motorsport), 1m23s248
41º) Larissa Cruzeiro/João Lemos/Rogério Cruzeiro (Ford Ka/Classe A), sem tempo
Médio do 1º: 141,381 km/h