Amanhã e sábado a equipe Reis Peças Competições (ABR, SB Transportes, ContiTech, Rio Sulense e Centrifugal) treina no autódromo internacional de Goiânia visando a quarta etapa da temporada 2008 da Fórmula Truck, que acontece no início do próximo mês, em Fortaleza. A escuderia goiana está confiante de que os novos componentes adquiridos tornarão os caminhões Volkswagen Constellation mais competitivos a partir de agora. O otimismo vem, principalmente, do novo conjunto de injeção eletrônica que será utilizado por José Maria Reis e Leandro Reis.
O sistema eletrônico era a principal reclamação dos pilotos com relação ao desempenho na pista dos Constellation. Porém, com o novo equipamento em operação, a equipe Reis Peças espera um rendimento completamente diferente daquele que ocorreu nas três primeiras corridas do ano: em Guaporé (RS), Goiânia (GO) e Caruaru (PE). Mas, também serão testados acertos de motor e suspensão nestes dois dias. O time embarca em direção a Fortaleza no domingo, com seus dois caminhões na carreta.
Estamos investindo bastante no caminhão, diz José Maria Reis – proprietário e piloto da equipe. Investimos no motor, no novo sistema de injeção e em testes de desenvolvimento. Espero que, agora, tenhamos um equipamento mais competitivo para o restante do campeonato. Porém, automobilismo é investimento e paciência. Sem trabalho não conseguiremos chegar a lugar nenhum. É assim com qualquer equipe. Nossa equipe é nova. Está apenas começando. Acho que tem muito pela frente. E vamos trabalhar muito para isso, completa José Maria.
Fortaleza é a próxima etapa da Fórmula Truck 2008. A corrida, segunda nesta temporada no Nordeste Brasileiro, acontece dia 1º de junho no autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, na grande Fortaleza (CE). A pista é a mais curta do calendário da Fórmula Truck, o traçado tem 3.000 metros de extensão. Trata-se de um circuito onde as ultrapassagens são bem mais complicadas.
Por isso mesmo, um bom resultado no Ceará dependerá diretamente de um bom treino classificatório. Quem largar das primeiras filas pode sonhar com a vitória e quem alinhar no meio do grid pode sonhar com pontos. No ano passado, a vitória em Fortaleza ficou com o piloto Felipe Giaffone (com um caminhão Volkswagen Constellation) e a pole position foi de Leandro Totti (Ford Cargo).
Após três etapas disputadas neste ano, o líder do campeonato é Felipe Giaffone com 53 pontos ganhos. O vice-líder da competição é Roberval Andrade (Scania) com 50. Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) está em terceiro lugar com 47 pontos. No campeonato de marcas, a Volkswagen está em 1º lugar na tabela de classificação com 124 pontos. A Mercedes-Benz está em 2º lugar com 95 pontos e a Scania é a terceira colocada com 77.